sábado, 3 de setembro de 2011

História em Quadrinhos e Segunda Guerra Mundial


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de discursos em um meio pouco trabalhado nas salas de aula: a História em Quadrinhos. Além disso, os alunos poderão ter uma nova perspectiva de um conteúdo programático muito explorado. Os alunos, também, terão a oportunidade de problematizar e discutir a produção cultural do e sobre o período da Grande Guerra.
Duração das atividades
Oito aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- História Contemporânea.
- Segunda Guerra Mundial.
Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, o mundo se deparava com uma nova realidade: a da guerra total. A guerra agora não se restringia mais somente aos combatentes e locais de batalhas, englobando vários setores das sociedades envolvidas e implicando destruições nunca antes vistas. O fim da guerra veio, mas não a solução definitiva para os conflitos. O nacionalismo exagerado e a questão mal resolvida do imperialismo, somada ao clima de revanchismo, faziam borbulhar o caldeirão europeu. Nesse cenário, após a grande crise econômica de 1929 que caiu sobre todos os países capitalistas, podemos observar a ascensão de governos e ditadores que seriam extremamente impactantes para o início dos conflitos armados.
Na Itália, Benito Mussolini assumiria, em 1922, o cargo de primeiro-ministro e colocaria em prática algumas condutas totalitárias que acabaram caracterizando o regime fascista. Na Alemanha, o regime totalitário nazista também chegava ao poder, representado por Adolf Hitler.
Com base nesse contexto e no começo do conflito armado, é que a produção cultural destinada às massas, como a História em Quadrinhos, ajuda-nos a refletir sobre uma série de valores e conceitos que deve ser problematizado para que se possa ter uma leitura crítica tanto do período, quanto de toda produção cultural que cerca tal acontecimento.

DESENVOLVIMENTO

Nas primeira e segunda aulas, o professor deverá introduzir o assunto aos alunos. As aulas deverão ser expositiva dialógica. Além de introduzir o tema, o professor deverá trabalhar outros assuntos a partir das interações dos alunos. Conceitos como Nazismo, Fascismo, Totalitarismo, Guerra Total e Holocausto deverão ser inicialmente problematizados.
Na terceira aula, o professor deverá dividir a sala em dois grupos. Cada grupo ficará responsável pela leitura de uma das seguintes obras: Maus, de Art Spielgman (Cia. das Letras), e A Guerra de Alan, de Emmanuel Guibert (Zarabatana). Estes livros podem ser encontrados em gibitecas, algumas bibliotecas, livrarias e lojas on-line. Depois de decidida qual leitura será feita, o grupo deverá subdividir-se em três partes para que sejam apresentados os aspectos a seguir. Leia mais sobre

Fonte:

Porta do Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário