Umberto Eco nasceu na cidade de Alessandria, na região italiana do Piemonte, bem no meio do Genova, Milão, Turim triângulo. Antes, ele foi convocado para lutar na 3 guerras, seu pai, Giulio Eco, era um contador.
Umberto jovem e sua mãe, Giovanna, mudou-se para uma pequena aldeia na encosta da montanha Piemonte durante a Segunda Guerra Mundial.
Eco recebeu uma educação salesiana, e fez referências à ordem e seu fundador em suas obras e entrevistas.
Seu nome de família é, supostamente, um acrônimo de ex caelis oblatus (do latim: um presente dos céus), que foi dada a seu avô (uma criança abandonada) por um funcionário da prefeitura.
Seu pai veio de uma família de treze filhos, e estava muito interessado fo Umberto de ler a Lei, mas ao invés disso ele entrou na Universidade de Turim, a fim de levar a filosofia medieval e na literatura. Umberto tese foi sobre o tema de Tomás de Aquino e isso valeu-lhe um bacharelado em filosofia em 1954. Nesse período, Eco abandonou a Igreja Católica, após uma crise de fé.
Depois disso, Eco trabalhou como editor cultural para a RAI, Radiotelevisione Italiana, o estado emissora, ele também tornou-se professor na Universidade de Turim (1956-1964).
Um grupo de avant-garde artistas-pintores, músicos, escritores, quem tinha amizade com a RAI (Gruppo 63) tornou-se um componente importante e influente na carreira Eco de escrita futuro. Isso era especialmente verdadeiro após a publicação do seu primeiro livro em 1956, Il Problema Estetico di San Tommaso, que era uma extensão de sua tese de doutorado. Isso também marcou o início de sua carreira lecionando em sua alma mater.
Em setembro de 1962, casou-se com Renate Ramge, um professor de arte alemão com quem tem um filho e uma filha. Ele divide seu tempo entre um apartamento em Milão e uma casa de férias perto de Rimini. Ele tem uma biblioteca de volume de 30.000 no primeiro e uma biblioteca de volume de 20.000 no último.
Nenhum comentário:
Postar um comentário