Resumo
Este trabalho diz respeito ao projeto de incentivo a leitura e produção de texto, denominado “Hora do Conto”, desenvolvido no CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva”), localizado FCT, UNESP, Campus de Presidente Prudente. Enquanto alunas, do curso de Pedagogia, desenvolvemos atividades coordenadas pela Profª Drª Renata Junqueira de Souza. O espaço é aberto para as escolas do Ensino Fundamental, agendarem horários e trazerem seus alunos a fim de vivenciarem um pouco da magia da literatura infantil por meio do projeto “Hora do Conto”. Este trabalho justifica–se pela falta de incentivo à leitura, que tem como uma das conseqüências, a má qualidade dos
textos escritos pelos alunos. Assim, o objetivo do projeto é através da leitura propiciar subsídios para que as crianças sejam capazes de produzir textos a partir de uma leitura critica. A realização deste é dividida em dois momentos: – A preparação das atividades a serem vivenciadas na “Hora do Conto” como, a escolha
da história, escolha da técnica e o estudo da história. – A vivência das atividades que engloba a discussão anterior à história, a contação, a discussão após a história e a atividade de produção de texto. Nos encontros realizados com as crianças observamos que elas demonstram grande interesse pelas histórias contadas e participam das atividades propostas, empenhando–se nas produções de textos de
boa qualidade, o que indica um resultado bastante satisfatório. Concluímos, portanto, que o estímulo e o incentivo à leitura são indispensáveis para a formação de crianças produtoras de textos, pois acreditamos que essa mediação, de pais, professores e escola, contribuirá positivamente para sua formação ampliando a capacidade de se comunicar, se expressar, compreender e transformar o mundo que a cerca. leia o artigo
Palavras-chave:
literatura infantil, produção de textos, leitura.
Fonte: UNESP
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