Centro Universitário Assunção-UNIFAI
Grupo: André de Jesus Oliveira, Karen, Brígida, Eduardo
Disciplina: Registro do Conhecimento.
Professora: Ana Maria Hadda
Professora: Ana Maria Hadda
Projeto: Biblioteca Comunitária
Local: Heliópolis
Objetivo: Verificou-se que na região o número de bibliotecas não atendem a comunidade local, por tanto há necessidade de criar um biblioteca comunitária afim de ampliar o acesso da comunidade à informação e estimulo à leitura .
Objetivo: Verificou-se que na região o número de bibliotecas não atendem a comunidade local, por tanto há necessidade de criar um biblioteca comunitária afim de ampliar o acesso da comunidade à informação e estimulo à leitura .
Público Alvo: Comunidade Local
Estrutura: Espaço amplo com Salas de Oficinas, Anfiteatro, Salas de Leitura, Banheiros, Acessibilidade, Mesas, Cadeiras, Pufes, Computadores e Estantes.
Acervo: Literatura Brasileira e Estrangeira, Material Didático, Apostilas, Boletins, Filmes, CDs, Gibis, Revistas Semanais e Jornais.
A proposta de uma Biblioteca Comunitária visa democratizar o acesso à Cultura, Incentivo à Educação e promoção da Cidadania. Ao criar uma biblioteca na comunidade é uma forma de valorizá-la, pois sabe-se que a forma de transmitir a informação é desigual, desta forma a difusão e o acesso à informação contribui para a redução das desigualdades sociais , sobre tudo nas periferias onde se encontram as Comunidades.
A preocupação para as bibliotecas comunitárias em manter-se ativas resulta em três paradigmas: Espaço Físico, Manutenção do Acervo e Serviços.
A biblioteca comunitária geralmente é formada em espaços pequenos que mal pode organizar o acervo, por esta razão faz necessário que planeje o espaço físico conforme as necessidades da comunidade. O acervo destas comunidades costuma variar bastante, por isso é importante que se faça treinamento para as pessoas que ficaram responsáveis pela biblioteca. Os serviços já prestados pela biblioteca como empréstimos de livros e outros materiais deve incluir o auxilio em pesquisa, oferecer palestras, hora do conto, oficinas, exibição de filmes entre outras atividades culturais. Assim diversificação de serviços na biblioteca é uma forma de atrai os diversos grupos e valorizar a comunidade, mantendo sempre a biblioteca atual.
Fonte:
Profa. Dra. Elisa Campos Machado,Uma discussão acerca do conceito de biblioteca comunitária
Profa. Dra. Elisa Campos Machado, BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS COMO PRÁTICA SOCIAL NO BRASIL
PROGRAMA A TELA E O TEXTO,Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais
Nenhum comentário:
Postar um comentário