O presente trabalho buscou ampliar o conhecimento sobre a relação entre chefias e subordinados. Partiu-se da questão se esta relação pode ser um dos determinantes da motivação entre trabalhadores. No referencial teórico, aponta-se que a motivação é algo interno a cada trabalhador, contudo compete ao líder estar atento às condições para que a mesma se estabeleça. Cabe, portanto, aos gerente ou chefias formais, assumirem este lugar, que extrapola o cargo legitimado pela hierarquia na organização. Este trabalho foi realizado a partir de um estudo de caso, efetuado em três agências no Banco do Brasil, no estado de Santa Catarina. A coleta de dados foi feita através de um questionário referente ao tema. A análise dos resultados apontou que a relação entre os superiores e subordinados dessas agências é motivadora, graças ao estilo de liderança adotado pelos superiores, o democrata, que é amplamente aprovado pelos subordinados, com o qual afirmam sentirem-se mais motivados para criar, produzir e se relacionar. Além disto, confirma-se a hipótese de que é de suma importância adotar o estilo certo de liderança para o bom desempenho da equipe de trabalho. Os chefes devem estar preparados e atentos a esta questão se quiserem lograr os melhores resultados. Visualizar/abrir
Fonte:
Wendling, Merilyn
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
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