O planejamento faz acontecer
Torna possível a ocorrência de eventos que, caso contrário, não aconteceriam. É um compromisso
com a mudança, pois viabiliza e controla. Os planos são compromissados, pois concentram-se nos
objetivos, geram orçamentos e fazem acontecer.
O planejamento reduz riscos ao mesmo tempo que tira proveito das
oportunidades
À medida que o profissional da informação analisa, de um perspectiva estratégica, as ameaças e
oportunidades do ambiente interno e externo, estará definindo objetivos com mais segurança e
tomando decisões que afetarão o futuro dos serviços com maior grau de certeza quanto a atingir
aqueles objetivos.
(ALMEIDA, 2005)
O planejamento compensa incertezas e mudanças
Não deixa o futuro ao acaso (...) e com isso traz três benefícios relevantes:
permanências das decisões, equilíbrio e melhor desempenho.
Ao definirem determinados cursos de ação, os profissionais da informação
terão previsto solução para os problemas a serem enfrentados e definido os
padrões a serem adotados para a avaliação de desempenho.
Não só as etapas para o cumprimento de determinados objetivos são
estudados minunciosamente, como também são previstos possíveis fracassos
e, caso ocorram, as alternativas para superá-los.
(ALMEIDA, 2005)
Por serem tomadas antecipadamente, as decisões são baseadas em
informações e obedecem a critérios objetivos.
Com isso, tendem a ser mais independentes de humores ou outras variáveis
subjetivas.
Por essa razão, decisões planejadas ajudam a dar estabilidade à organização
e, consequentemente, criam um ambiente mais equilibrado e mais produtivo.
(ALMEIDA, 2005)
reduz custos, pela ênfase em operações eficientes e compatíveis com as
condições existentes;
substitui atividades fragmentárias e não coordenadas por um esforço em
grupo
substitui o fluxo desigual de trabalho por um fluxo uniforme;
substitui julgamentos bruscos e irrefletidos por decisões premeditadas;
faz o tempo trabalhar a seu favor;
possibilita o monitoramento das ações;
(ALMEIDA, 2005)
Nenhum comentário:
Postar um comentário