o que a empresa pode fazer em termos do ambiente externo, onde estão os fatores
não controláveis pela empresa;
o que a empresa é capaz de fazer em termos de conhecimento, capacidade e
competência;
o que a alta administração da empresa quer fazer, consideradas as expectativas
pessoais e das equipes; e
o que a empresa deve fazer, consideradas as restrições sociais e éticas;
(OLIVEIRA, 2007)
Planejamento estratégico
Fases da metodologia de elaboração e implementação
Há três possibilidades:
primeiramente se define , em termos da empresa como um todo, “aonde se quer
chegar” e depois se estabelece “como a empresa está para chegar na situação
desejada”, ou
primeiramente se define, em termos de empresa como um todo, “como se está” e
depois se estabelece “aonde se quer chegar”, ou
definir “aonde se quer chegar” juntamente com “como se está para chegar lá”.
(OLIVEIRA, 2007)
Segunda possibilidade:
primeiramente se define, em termos de empresa como um todo, “como se está” e
depois se estabelece “aonde se quer chegar”,
Apresenta a grande vantagem de colocar o executivo com o pé no chão quando inicia o
processo de planejamento estratégico
Apresenta-se a seguir, uma metodologia que se baseia mais fortemente na segunda
possibilidade, sem desconsiderar, em alguns momentos do processo, a primeira
possibilidade apresentada;
Portanto, a metodologia apresentada a seguir deverá ser adaptada às condições
realidade internas e externas da empresa a ser considerada.
(OLIVEIRA, 2007)
Planejamento estratégico
Fases Básicas
ORDEM FASES
FASE I Diagnóstico estratégico
FASE II Missão da empresa
FASE III Instrumentos prescritivos e quantitativos
FASE IV Controle e avaliação
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