segunda-feira, 16 de abril de 2012

A HISTÓRIA DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO

Resumo: Aborda os aspectos inerentes a história dos livros, da leitura e da escrita, enfatizando a história dos registros do conhecimento e sua pertinência para o desenvolvimento da práxis biblioteconômica. Objetivando assim estudar a evolução dos suportes de registro do conhecimento, estabelecendo a gênese desses registros.

Ressalta a evolução do registro informacional até o seu aspecto atual, considerando o fator cultural agregado ao desenvolvimento das sociedades. Trabalha ainda o tempo e o espaço da informação e os trajetos percorridos, que culminaram  com  sua  produção,  circulação,  gestão  e  disseminação  destas  informações,  conhecimentos.  Tal trabalho visa estabelecer algumas considerações acerca da temática supracitada à luz da disciplina: História do Registro do Conhecimento, vista a relevância de se compreender todos os aspectos relativos à produção de conhecimentos, saberes. Enfoca mais criteriosamente três suportes de registro do conhecimento: o papiro, o pergaminho e o papel, posto que estes representem fases e momentos importantes no que tange aos processos de produção,  circulação  e  preservação  do  conhecimento,  no  trajeto  da  história.  Para  tanto,  utilizou-se  como metodologia a pesquisa de cunho exploratório, descritivo, buscando assim, retratar o estudo em tela em toda a sua plenitude e semântica. Compreendemos, portanto, que o processo de construção do conhecimento imbrica em si diversos aspectos e fatos da sociedade, sendo estes arraigados de significados e sentidos inerentes a produção do saberes, assim como ao desenvolvimento político, econômico e social.   Leia o texto clique aqui.


Fonte:

Anais 33º ENEBD, João Pessoa, 2010, ISBN 978-85-7745-542-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...