Resumo: Aborda os aspectos inerentes a história dos livros, da leitura e da escrita, enfatizando a história dos registros do conhecimento e sua pertinência para o desenvolvimento da práxis biblioteconômica. Objetivando assim estudar a evolução dos suportes de registro do conhecimento, estabelecendo a gênese desses registros.
Ressalta a evolução do registro informacional até o seu aspecto atual, considerando o fator cultural agregado ao desenvolvimento das sociedades. Trabalha ainda o tempo e o espaço da informação e os trajetos percorridos, que culminaram com sua produção, circulação, gestão e disseminação destas informações, conhecimentos. Tal trabalho visa estabelecer algumas considerações acerca da temática supracitada à luz da disciplina: História do Registro do Conhecimento, vista a relevância de se compreender todos os aspectos relativos à produção de conhecimentos, saberes. Enfoca mais criteriosamente três suportes de registro do conhecimento: o papiro, o pergaminho e o papel, posto que estes representem fases e momentos importantes no que tange aos processos de produção, circulação e preservação do conhecimento, no trajeto da história. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa de cunho exploratório, descritivo, buscando assim, retratar o estudo em tela em toda a sua plenitude e semântica. Compreendemos, portanto, que o processo de construção do conhecimento imbrica em si diversos aspectos e fatos da sociedade, sendo estes arraigados de significados e sentidos inerentes a produção do saberes, assim como ao desenvolvimento político, econômico e social. Leia o texto clique aqui.
Fonte:
Anais 33º ENEBD, João Pessoa, 2010, ISBN 978-85-7745-542-3
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