quarta-feira, 4 de abril de 2012

Introdução a Ciência da Informação VI

ANCIB – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação em Biblioteconomia, reúne a comunidade de pesquisadores da Ciência da Informação no Brasil. (http://www.ancib.org.br/) Criada em 1989, tem por missão e objetivo: Promover o desenvolvimento da pesquisa na área; Estabelecer o intercâmbio e cooperação entre os associados, e Sistematizar os conhecimentos gerados e pesquisados, para divulgação.
Dado : (Setzer, 1999): “Sequência se símbolos quantificados ou quantificáveis” (Davenport & Prusak, 1998): “são um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos. Num contexto organizacional, dados são utilitariamente descritos como registros estruturados de transações. Embora a matéria-prima do processo decisório possa incluir dados, eles não podem dizer o que fazer. Dados nada dizem sobre a própria importância ou irrelevância. Porém, os dados são importantes para as organizações – em grande medida, certamente, porque são matéria-prima essencial para a criação da informação.”(Miranda, 1999): “conjunto de registros qualitativos ou quantitativos conhecido, que organizado, agrupado, categorizado e padronizado adequadamente transforma-se em informação.”
Exemplos: Dados referentes a vazão de água da chuva numa via (rua), transforma-se em informação para determinar, o tamanho da tubulação, e até onde posicionar a construção de uma “boca de lobo”... Dado referente ao atendimento de pessoas no setor de ortopedia de um Pronto Socorro, num feriado, transforma-se em informação, para determinar o número de médicos necessários para cumprir o plantão médico nesses dias. Dados sobre os hábitos alimentares da população de uma região, transforma-se em informação, para estudos sobre as doenças comumente detectadas na comunidade.
Informação: (Davenport & Prusak, 1998): “a informação tem por finalidade mudar o modo como o destinatário vê algo, exercer algum impacto sobre o seu julgamento e comportamento. Ela deve informar. São dados que fazem a diferença. O significado original da palavra “informar” é “dar forma a”, sendo que a informação visa modelar a pessoa que a recebe no sentido de fazer alguma diferença em sua perspectiva ou insigth. Diferentemente do dado, a informação tem significado, a “relevância e propósito”[...]. Ela não só “dá forma” ao receptor como ela própria tem uma forma: ela está organizada para alguma finalidade. Dados tornam-se informação quando o seu criador lhes acrescenta significado.” (apostila: Guia, Beatriz Pinheiro da)
Conhecimento: Davenport & Prusak (1998): “conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais.”
Conhecimento deriva da Informação da mesma forma que a informação deriva dos dados. Para que a Informação se transforme em conhecimento, os seres humanos precisam fazer virtualmente todo o trabalho. ”Miranda (1997) distingue três tipos de conhecimento: “Conhecimento explicito: é um conjunto de informações já registradas em algum suporte (livros, documentos, filmes, cd, dvd, etc.) e que caracteriza o saber disponível sobre um tema específico; Conhecimento tácito: é o acúmulo de saber prático sobre um determinado assunto, que agrega convicções, crenças, sentimentos, emoções e outros fatores ligados à experiência e à personalidade de quem detém; “Conhecimento estratégico: é a combinação de conhecimento explícito e tácito formado a partir das informações de acompanhamento, agregando-se o conhecimento de especialistas.”  É importante distinguir informação de conhecimento – extraído do livro “Na era do capital humano”, de Richard Crawford.

Fonte: Textos Trabalhados nas aulas da Pro. Maria Cecilia
Centro Universitário Assunção

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