Pesquisa que teve por objetivo verificar o uso da Internet
no processo de busca da informação em comunidades
científicas, visando detectar a ocorrência da
desintermediação da informação e suas conseqüências no
processo de comunicação científica e na atuação das
unidades de informação. Nesta pesquisa, a
desintermediação foi considerada como a ausência de
intermediários entre os recursos de informação e os
pesquisadores. A amostra foi constituída por 324
pesquisadores-docentes da Universidade Federal de Santa
Catarina, vinculados aos seus Programas de Pós-
Graduação, selecionada em três etapas: aleatória
estratificada por áreas de atuação, aleatória simples por
notas de avaliação da Capes e aleatória por
conglomerados por programa. Foi utilizado o questionário
como instrumento de coleta dos dados, com questões
voltadas para o levantamento de informações sócio-
demográficas e para o uso de recursos informacionais. Os
dados foram organizados por meio do pacote estatístico
SPSS, versão 11.0, utilizando a estatística descritiva
(freqüências e porcentagens), de associações (teste 2) e
comparativas (teste de Kruskal-Wallis e Mann-Whitney),
considerando-se um nível de significância de 5%. As
análises dos resultados permitiram constatar que, dentre
outros, os percursos preferidos na busca da informação,
por esses pesquisadores, foram a biblioteca particular,
com 46,3%, e a Internet, com 43,2%. O periódico foi o
mais indicado dentre os recursos disponibilizados no
Sistema BU/UFSC. Os pesquisadores indicaram que
preferem obter o material em formato eletrônico devido à
sua acessibilidade. Em relação aos mediadores no
processo de busca da informação, os colegas/pares foram
os mais citados. O correio eletrônico foi o recurso da
Internet mais utilizado, o que também confirma a
finalidade de uso da rede, onde a comunicação entre
pares, com 65,4%, foi a que obteve maior incidência de
indicações. Dentre os serviços on-line disponibilizados
pela BU/UFSC, o Portal Capes foi o mais indicado
(61.7%). Quanto ao processo de desintermediação,
embora tenha aumentado em todas as áreas,
considerando-se que os pesquisadores estão utilizando
com autonomia os recursos eletrônicos no processo de
busca da informação, conclui-se que o Sistema BU/UFSC
ocupa um lugar de destaque nesse processo, em função
do uso significativo do acervo tradicional, bem como dos
serviços on-line disponibilizados pelo sistema. Leia o artigo completo
Fonte;
Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n.3, p.21-40, set./dez.2007
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