Em uma busca no site por "Curitiba", por exemplo, internautas brasileiros passarão a ver, à direita da tradicional lista de links, informações como a área, a população, meteorologia e pontos turísticos --no caso, o Jardim Botânico, a Ópera de Arame, entre outros.
O mesmo acontece para pessoas célebres (exibindo data de nascimento, uma pequena biografia, personalidades relacionadas), obras de arte (autor, sinopse, data de lançamento), grupos e movimentos artísticos, eventos e organizações.
O conteúdo apresentado nessa barra lateral é obtido por meio do funcionamento de algoritmos, que vasculham sites como Wikipédia, CIA Factbook, o do Banco Mundial, Freebase e Eurostat, entre outras fontes. O trabalho dos "robôs" é supervisionado e revisado por humanos.
'TERMOS NÃO; COISAS'
O Painel do Conhecimento estará disponível inicialmente para uma pequena parcela dos usuários, atingindo a totalidade dos brasileiros daqui a aproximadamente duas semanas, diz o Google.
"A ideia é mostrar uma coisa concreta, que existe no mundo real pela qual o usuário deve estar interessado ao realizar essa busca", disse à Folha Berthier Ribeiro-Neto, diretor docentro de pesquisas da empresa em Belo Horizonte, em entrevista por telefone.
O lançamento brasileiro ocorre simultaneamente aos de Alemanha, Espanha, França, Itália, Japão e Rússia.
É possível navegar por entre os resultados do painel, clicando nos temas relacionados.
Há por volta de 500 milhões de "entidades", como define o Google, cadastradas no painel, quando somadas todas as línguas. O número de objetos mostrados em português é menor, mas não foi precisado pela empresa.
Segundo o pesquisador, é comum que produtos como o Knowledge Graph estejam imediatamente disponíveis para entre 5% e 10% da base total de usuários, escolhidos de maneira aleatória. Gradualmente e ao longo de cerca de 15 dias, a funcionalidade deve contemplar os demais.
Fonte:
YURI GONZAGA, Folha de S. Paulo disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/tec/1195322-google-lanca-no-brasil-o-painel-do-conhecimento-de-respostas-curtas-para-buscas.shtml> Acessado em 04/12/2012

Nenhum comentário:
Postar um comentário