quinta-feira, 7 de março de 2013

Tecnologia da Informação: Revolução Tecnológica


  • Para Castells (2009), os historiadores dividem a revolução industrial em duas fases: 1ª Fase: final do séc. XVIII, com a mecanização dos sistemas de produção. Pioneirismo inglês: maior reserva de carvão mineral, que era a fonte de energia para movimentar as máquinas e locomotivas a vapor; grandes reservas de minério de ferro; grande quantidade de mão-de-obra; capital para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. Além da demanda de consumo no mercado interno.
  • 2ª Fase: final do séc. XIV. invenção e expansão da eletricidade, motor de combustão interna e produtos químicos com base científica, difusão do telégrafo e a invenção do telefone.
  • PRIMEIRO COMPUTADOR- 
ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator): primeiro computador digital eletrônico, criado em 1946, pelos cientistas norte-americanos John Presper Eckert e John W. Mauchly, da Electronic Control Company.
    - Pesava 30 toneladas e ocupava um 180 m2;/ Chegou a realizar 5 mil operações por segundo, velocidade mil vezes superior a de seus antecessores;/ A capacidade de processamento do ENIAC seria menor do que o de uma simples calculadora de bolso.O computador começou a ser desenvolvido em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística.





    (Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI892512-EI4799,00.html).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    VOCÊ SABIA?

    VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...