terça-feira, 30 de abril de 2013

INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL


 Tabelas auxiliares

As tabelas auxiliares apresentam-se em duas divisões: os sinais e as subdivisões auxiliares. O uso destas tabelas permitem, além dos números simples, a construção de números compostos e sínteses.Os números simples são qualquer número extraído da tabela principal ou auxiliar e citado isoladamente. Por exemplo: Brasil (81) ou Mineração 622.
Os números compostos são os criados por síntese, ou seja, a composição feita com números extraídos de mais de uma parte da tabela (principal ou auxiliar), que juntos formam uma notação de assunto. Por exemplo: Mineração no Brasil 622(81) ou Mineração e Metalúrgica 622 + 669.
 Sinais
Os sinais, apresentados nas Tabela Ia – Coordenação e Extensão e Tabela Ib – Relação, Subagrupamento e Ordenação são em número de cinco:

  • Coordenação, representado pelo sinal de + (adição);
  • Extensão, representado pela / (barra ablíqua);
  • Relação, representado pelo sinal de : (dois pontos);
  • Subagrupamento, representado pelos [ ] (colchetes) e
  • Ordenação, representado pelos :: (dois pontos duplos).
Os sinais permitem a composição de números, atingindo um grau maior de especificidade e de recuperação de assuntos. Serão vistos um a um na instrução 2.5.2.2 Subdivisões Auxiliares
As subdivisões auxiliares subdividem-se em Auxiliares Comuns e Auxiliares Especiais, analisados a seguir.
a) Auxiliares comuns: possibilitam o inter-relacionamento entre assuntos e indicam características repetitivas, ou seja, aquelas que são aplicadas em todas as classes principais. São eles: Auxiliar Comum de Língua, de Forma, de Lugar, de Raça, de Tempo, de Ponto de Vista, de Materiais e de Pessoas e, serão estudados um a um a partir da instrução 5. Incluem-se, também, o asterisco e as extensões alfabéticas, que serão estudados um a um a partir da instrução 3.
b) Auxiliares especiais: indicam características que se repetem em determinados lugares da tabela, isto é, aqueles que são aplicáveis a um número limitado da tabela, cuja classe principal a qual está subordinada autorize sua utilização. São eles: Auxiliares Especiais de Ponto Zero, Hífen, Apóstrofo e serão estudados um a um na instrução 4.
Em resumo, a CDU utiliza, na composição da sua notação, números decimais, sinais, símbolos, letras ou palavras, portanto, é uma notação mista.
O leiaute da CDU pode ser observado no anexo 2, onde pode-se observar sua estrutura de apresentação e as notas remissivas. Aparecem, também, outros símbolos identificados a seguir:

  • Remissiva "ver" aparece por extenso nas tabelas;
  • Seta " - > " indica "ver também";
  • Subdividir como = indica a divisão paralela, onde os números que antecedem o símbolo podem ser subdivididos de maneira análoga à do número que o segue, o que permitirá uma série exatamente análoga, com os mesmos conceitos e mesmos algarismos.
Aulas Instrução 1Instrução 2Instrução 3Instrução 4Instrução 5 
Revisão da Instrução 1 (exercícios de fixação) e Gabaritos Instrução 1 Instrução 4

Fonte:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...