Este trabalho consiste em uma reflexão a respeito da importância da leitura
principalmente nas últimas décadas em que o desenvolvimento informacional
vem provocando mudanças significativas na sociedade. Assim, compreende-se
que cabe ao ambiente escolar e aos educadores acompanhar esse ritmo e
propiciar aos alunos o acesso ao conhecimento. Mostra que, a leitura constitui
uma ferramenta fundamental para facilitar a socialização, sendo que as
informações geradas por ela são essenciais na tomada de decisões. Isso
porque o ato de ler possibilita a ampliação dos saberes do indivíduo e sua
inclusão na sociedade. Observa que no ambiente escolar a leitura está
associada aos projetos educacionais servindo tanto como recurso facilitador
dos processos de ensino e aprendizagem quanto como meio de entretenimento
e lazer. As bibliotecas escolares são importantes aliadas no desenvolvimento
do gosto pela leitura, pois possibilitam um novo espaço para aprender e obter
acesso ao conhecimento. Neste trabalho infere-se que o incentivo à leitura no
ambiente educativo constitui um desafio para o sistema de ensino a quem
compete disponibilizar os recursos e projetos que visem a estabelecer
estratégias que contribuam na formação de leitores. A pesquisa realizada
caracteriza-se como bibliográfica e expõe que apesar de existirem vários
fatores que interferem negativamente no processo de leitura, esta apresenta-se
como uma imprescindível prática social, educacional e econômica. Ressalta
que, o incentivo à leitura no ambiente familiar e escolar desde a infância
permite criar oportunidades de aquisição ao prazer de ler por toda a vida.
Conclui-se que, o profissional bibliotecário deve explorar seu potencial, unir
esforços, agir em parceria com os professores e trabalhar em benefício da
formação de leitores. Deve também desenvolver ações em favor da biblioteca
escolar para que esta possa atender às necessidades de seus usuários e
possa ser um local favorável à prática da leitura.
Palavras-chave: Leitura. Incentivo à leitura. Biblioteca escolar. Bibliote
Leia o Texto completo
Nenhum comentário:
Postar um comentário