O projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG - BDTD UFMG - tem por objetivo disponibilizar, para as comunidades interna e externa, a produção científica, oriunda dos programas de pós-graduação stricto sensu da universidade. Inclui registros correspondentes a textos completos digitalizados em formado pdf, partes de textos, devidamente autorizados pelos autores, ou referências e resumos referentes a teses e dissertações, proporcionando rapidez e facilidade de busca e acesso.
A BDTD UFMG está sendo implantada a partir de um projeto piloto, envolvendo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Lingüística, a Biblioteca Universitária e o Laboratório de Computação Científica, conforme orientações de convênio específico com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT - que por sua vez articula-se com Virgínia Technology University, Estados Unidos.
O projeto foi criado de forma integrada com o Sistema OPUS, responsável pela gestão da produção científica da universidade.
Inicialmente, estarão disponibilizadas, na BDTD UFMG, teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e em Lingüística. Os demais programas de pós-graduação da UFMG deverão aderir paulatinamente ao projeto, depositando suas teses e dissertações na BDTD UFMG, de acordo com planejamento e orientações da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
Ressalta-se, ainda, que essa iniciativa contribuirá para o aperfeiçoamento da guarda e do acesso a esse importante segmento da produção científica da UFMG. Constitui, também, um avanço para a democratização do acesso às informações oriundas das pesquisas desenvolvidas na maior universidade pública do Estado de Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário