quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Monografia e seus elementos


 Descrição ou tratado especial de determinada parte  de uma ciência qualquer. Trata-se de um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus
ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destina. Tem como base a escolha de uma unidade ou elemento social, sob duas  circunstâncias:

ser suficientemente representativo de um todo cujas características se  analisa;  ser capaz de reunir os elementos constitutivos de um sistema social ou de refletir as incidências e fenômenos de caráter autenticamente coletivo.

A monografia apresenta algumas características:

trabalho escrito, sistemático e completo; tema específico ou particular de uma ciência ou parte dela;
estudo pormenorizado e exaustivo, abordando vários aspectos e  ângulos do caso;  tratamento extenso em profundidade, mas não em alcance (nesse caso, é limitado);  metodologia específica;  contribuição importante, original e pessoal para a ciência.


Seguindo as normas atuais da ABNT, a estrutura do trabalho científico é
dividida da seguinte forma:
 Elementos pré-textuais: são os elementos que antecedem o
conteúdo do trabalho e o identificam. Podem ser obrigatórios os opcionais.
• Capa (obrigatório)
• Lombada (opcional)
• Folha de rosto (obrigatório)
• Errata (opcional)
• Folha de aprovação (obrigatório)

Dedicatória (opcional)
• Agradecimentos (opcional)
• Epígrafe (opcional)
• Resumo em língua vernácula (obrigatório)
• Resumo em língua estrangeira (obrigatório)
• Listas (opcional)
• Sumário (obrigatório)

Elementos textuais: são aqueles nos quais se apresentam os resultados do estudo realizado. As divisões dos elementos textuais ficam a critério do autor, juntamente com o orientador. Não existe regra que determine um formato para o texto do trabalho. Varia de acordo com a área do conhecimento, instituição e outros itens que possam intervir na decisão. Genericamente, temos introdução, desenvolvimento e conclusão, que podem receber outros nomes, de acordo com os objetivos do trabalho.

 Elementos pós-textuais: complementam o trabalho. O elemento mais importante é a  referência. Existem outros também, como:  glossário,  apêndice, anexo e índice, que ajudam a complementar o trabalho, mas não são obrigatórios.


. REFERENCIAL TEÓRICO

O referencial teórico constitui-se no embasamento que dá sustentação ao objeto do estudo. Este elemento textual pode vir subdividido em seções de acordo com a necessidade identificada pelo autor, de modo  a apresentar os aspectos teóricos claros e consistentes. O referencial teórico é resultante das pesquisas
bibliográficas realizadas, enfocando a análise de autores que abordam o tema e o
problema em questão.

Deve ser organizado de forma a permitir que o leitor do trabalho científico identifique as idéias nas quais o autor do trabalho apoiou sua reflexão e sua argumentação. O uso de parágrafos deve corresponder às etapas do  raciocínio lógico adotado no trabalho. Os parágrafos e os capítulos devem apresentar-se de forma  encadeada e representar a ligação lógica das idéias que o autor pretende expor no texto.

As frases não devem ser sobrecarregadas com muitos  dados e idéias. Devem ser evitadas, numa mesma frase, idéias que não se relacionem e que podem vir a compor uma outra frase para que a idéia a ser expressa fique mais clara.

Observação: O texto científico deve ser redigido preferencialmente na
terceira pessoa do singular. Períodos muito longos devem ser evitado


. METODOLOGIA OU MATERIAL E MÉTODOS

A escolha da metodologia depende da abrangência do  trabalho e do conteúdo do objeto do estudo. A metodologia pode envolver uma revisão bibliográfica e a identificação dos dados relacionados ao objeto estudado a partir da aplicação de instrumentos tais como: entrevistas, questionários, observações e
outros. De acordo com a estratégia de pesquisa adotada se descritiva ou experimental, a metodologia compreende os seguintes tópicos:
Pesquisa descritiva

• Descrição da área pesquisada.
• Descrição da população e procedimento adotado.
• Instrumentos de coleta de dados.
• Procedimentos de coleta e análise dos dados.
• Tratamento estatístico dos dados.

Pesquisa experimental
• Plano do experimento: tratamentos, número de repetições, número
de parcelas e delineamento experimental.
• Procedimentos de coleta e analise dos dados.
• Tratamento estatístico dos dados.

Fonte:

IFMG- CAMPUS BAMBUÍ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...