terça-feira, 11 de março de 2014

Fabricação Cultural

CONCEITO

 “Processo de mediação cultural com ponto de partida, etapas
intermediárias, fim e finalidade previstos.”

“Tem por meta, alternativa ou cumulativamente, a transmissão de
conhecimentos e técnicas determinadas;”

 “A formação de uma opinião cultural específica;”

 “A conformação de um modo de percepção ou a produção de uma
obra cultural previamente estipulada;”

APLICAÇÃO

 A expressão fabricação cultural assume assim um tom pejorativo e com
esse alcance é empregada quando se faz referência , por exemplo, aos
programas culturais promovidos por governos totalitários , como
durante o período do Estado Novo no Brasil, no nazismo na Alemanha e
do fascismo na Itália. Programas culturais inspirados em ideias religiosas
assumem igualmente o modo de fabricação cultural, em especial
quando existe uma identidade entre o poder de Estado e o poder
religioso.”

 Opõe-se, neste sentido, à ação cultural, processo de invenção e
construção conjunta, entre mediadores e público, dos fins e meios
culturais visados, não raros definidos apenas no decorrer do próprio
processo. Políticas culturais que respeitam os interesses dos indivíduos ,
públicos e comunidades optam por programas de ação cultural.

EXEMPLOS: 
 
 Política do espírito – Brasil – décadas de 1930/40 – Estado Novo 
 (uso da cultura como meio de propaganda; os movimentos culturais deviam 
ser orientados no sentido de glorificar o regime e o governante) 
 
 Centro Popular de Cultura (CPC) – Brasil – década de 1960 
 (divulgação e promoção das ideias marxcistas) 
 
 Política cultural peronista – Argentina - décadas de 1940/50 
 (apropriação (por meio de incentivos, intervenções e apoios) das manifestações 
 e instituições culturais argentinas)

Animação Cultural

CONCEITO E CARACTERÍSTICAS

 “A animação cultural foi um dos intrumentos básicos da organização e
promoção do lazer entendido não como simples ocupação do tempo mas
como utilização instruída ou esclarecida do tempo livre.”

 “Consistia em atividades de iniciação do público às artes eruditas, na
condição de espectador, e a práticas culturais e artísticas a seu alcance,
geralmente como amadora (pintura, cerâmica, teatro amador etc.)”

 “Incluia, ainda, programas como passeios turísticos, reuniões dançantes e
atividades esportivas.”

 “Além de uma utilização nobre do tempo livre, a animação cultural
procurava simultaneamente estimular as relações de conviviabilidade
imediata (sem maiores preocupações políticas) entre os membros de um
mesmo grupo ou categoria, como trabalhadores […] ou componentes de
uma coletividade específica (religiosa, étnica etc.)”

ESPECIFICIDADES

 “Diversamente da fabricação cultural, a animação cultural não visa
necessariamente à produção de um objeto de cultura, nem tem por
meta a transmissão de um conhecimento ou técnica específicos;
tampouco pretende, obrigatoriamente, formar uma opinião cultural,
estética ou ideológica.”

“Mas ao contrário da ação cultural, não se caracteriza pela criação das
condições a partir das quais seus receptores possam inventar seus
próprios fins, tornando-se sujeitos da ação. É antes, uma atividade que
se esgota no ato, não gerando necessariamente resíduos ou pontos de
partida para novos processos análogos ou diferentes.

Ação cultural

CONCEITOS 
 
 “Conjunto de procedimentos, envolvendo recursos humanos e 
materiais, que visam pôr em prática os objetivos de uma determinada 
política cultural.” 
 
“Para efetivar-se, a ação cultural recorre a agentes culturais 
previamente preparados e leva em conta públicos determinados, 
procurando fazer uma ponte entre esse público e uma obra de cultura 
ou arte.” 
 
A ação cultural pode voltar-se para cada uma das quatro fases, níveis 
ou circuitos do sistema de produção cultural: produção, distribuição, 
troca e uso (ou consumo).

Ação cultural de produção 
tem por objetivo específico concretizar medidas que permitam a geração 
efetiva de obras de arte ou cultura. 
 
Ação cultural de distribuição 
propõem-se criar as condições para que as obras de cultura ou arte entrem num 
sistema de circulação que lhes possibilite o acesso a pontos públicos de exibição 
(cinemas, teatros, livrarias, galerias, museus, bibliotecas etc.) 
 
Ação cultural voltada para a troca 
visa promover o acesso físico a uma obra de cultura ou arte por parte do público, 
de modo particular mediante o financiamento, no todo ou em parte, do preço 
da obra [preço de livros], ou de ingresso que a ela dá acesso (teatro, cinema 

Ação cultural voltada para o uso 
procura promover o pleno desfrute de uma determinada obra, o que envolve o 
entedimento de seus aspectos formais, de conteúdo, sociais e outros; para tanto, 
recorre a elaboração de catálogos, programas de apresentação de um 
espetáculo ou filme, palestras, cursos, seminários, debates etc. 
 
Ação cultural sob um ângulo específico 
defini-se a ação cultural como processo de criação das condições necessárias 
para que as pessoas e grupos inventem seus próprios fins no universo da cultura. 
[…]. Apresenta-se como o contrário da fabricação cultural, não é um programa 
de materialização de objetivos previamente determinados em todos os seus 
aspectos por uma política cultural anterior, mas um processo, que tendo um 
ínicio claro, não tem um fim determinado nem etapas intermediárias 
previamente estabelecidas. 

Ação cultural de serviços 
é, antes, uma forma de animação cultural que lança mão das diferentes 
modalidades de relações públicas, de propaganda ou de publicidade, com o 
objetivo de vender tal livro, tal espetáculo de teatro etc. ou de aproximar desses 
produtos um público (clientela) pouco receptivo, por motivos econômicos ou 
outros. 
 
Ação cultural de criação (ou ação cultural propriamente dita) 
propõe, diversamente, a fazer a ponte entre as pessoas e a obra de cultura ou 
arte para que , dessa obra, as pessoas possam retirar aquilo que lhes permitirá 
participar do universo cultural como um todo e aproximarem-se umas das outras 
por meio da invençãode objetivos comuns. Neste sentido, o termo criação é 
tomado em seu sentido mais amplo: não se refere apenas à construção de uma 
obra , à sua elaboração física, mas também ao desenvolvimento das relações 
entre as pessoas e uma obra – e das pessoas entre si por intermédio da obra – 
que lhes permitirão a apreensão mais larga possível do universo da obra e 
ampliação dos universos pessoais. 




(TEIXEIRA COELHO, 1999)


Um comentário:

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