quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO BRASILEIRAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO EM INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS

Estudo exploratório das estratégias de marketing em Unidades de
Informação Brasileiras sem fins lucrativos. Descreve como disseminar e implantar as
técnicas de marketing nessas Instituições, frente aos novos paradigmas enfrentados
na Sociedade da Informação. A administração orientada para o marketing é
inovadora e capaz de tornar uma organização efetiva junto aos seus públicos, mas
para que o marketing seja adotado como prática que beneficia as Unidades de
Informação, são necessárias mudanças na concepção das tarefas e um
comprometimento, entre as partes envolvidas. O marketing irá ampliar o
planejamento estratégico e dará uma nova concepção no desenvolvimento das
atividades das Unidades de Informação. A revisão de literatura aborda
primeiramente os conceitos de marketing, analisa em seguida os vários tipos e quais
podem ser mais bem empregados nas Unidades de Informação Brasileiras sem fins
lucrativos, para que essas mudem seu foco, na melhoria de resultados. Em
seqüência traz um breve histórico das Unidades de Informação Brasileiras, sua nova
e antiga concepção e dentro dessas organizações surge o profissional da
informação que adquire uma nova função diante dos avanços tecnológicos e da
explosão da informação. Como ferramenta de planejamento, o bibliotecário pode
adotar o marketing, que traz uma visão mercadológica dentro das organizações sem
fins lucrativos, analisa o mercado e dá uma nova segmentação no dia-a-dia das
Unidades de Informação. Finaliza com abordagem nas técnicas de marketing para
serem utilizadas dentro dessas organizações, mostra o quanto é importante a
análise do consumidor, a avaliação de marketing e o planejamento estratégico para
auxiliar na aplicação do marketing, na intensificação de rotinas e relacionamento
entre cliente e bibliotecário. Conclui que, os resultados quanto à adoção do
marketing são satisfatórios, no sentido de transformar o ambiente e as pessoas e o
mais importante que é a satisfação e fidelização de clientes, pois o marketing é
fundamental para a sobrevivência de qualquer instituição com ou sem fins lucrativos.

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Biblioteconomia. Orientadora: Profa. Dra. Marina Cajaíba

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