Grécia afirma que Alemanha deve € 278 bi por ocupação nazista

A Alemanha deve à Grécia 278 bilhões de euros (306 bilhões dólares) a título de indenizações pela ocupação nazista entre 1941 e 1944, afirmou no Parlamento de Atenas o secretário de Estado para o Orçamento, Dimitris Mardas.
"Segundo nossos cálculos, a dívida relacionada às compensações alemãs é de 278 bilhões de euros, que incluem 10,3 bilhões de euros pelo chamado 'empréstimo forçado' do Banco Central grego às tropas de ocupação alemãs", afirmou Mardas durante uma longa sessão parlamentar na segunda-feira à noite.
O cálculo, efetuado pelos serviços da contabilidade nacional grega, também inclui os danos provocados às pessoas físicas e às infraestruturas, segundo Mardas.
Desde que chegou ao poder, o governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras afirma que as indenizações de guerra alemãs representam uma "questão moral" que precisa de uma solução.
Tsipras recordou o assunto à chanceler alemã, Angela Merkel, durante uma visita a Berlim em março.
A Alemanha afirma que a questão das compensações à Grécia foi solucionada e recorda os pagamentos efetuados no ano de 1960 como parte de um acordo com vários governos europeus.
Angela Merkel afirmou em março que a questão estava resolvida "política e legalmente", mas destacou que os alemães têm consciência das atrocidades que haviam cometido e que levam muito a sério sua responsabilidade nos crimes dos nazistas.

Fonte
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário