quarta-feira, 22 de abril de 2015

Repositório UFBA

  Este Repositório Institucional (RI) é uma iniciativa da Universidade Federal da Bahia ­ UFBA, com o propósito de divulgar a produção acadêmica desenvolvida no âmbito dessa universidade. Alinhada com as políticas de informação da UFBA, esse repositório, possibilita a preservação e o acesso aberto à produção da universidade. Assim, em consonância com o Movimento de Acesso Aberto, coloca a UFBA em conformidade com os anseios da comunidade científica mundial que apóia este movimento.
        Desenvolvido com base no software aberto DSpace, esse repositório, se apresenta alinhado com as recomendações governamentais de utilização de software livre, diminuindo o ônus de licenciamento. Por outro lado, agrega-se ao grande contingente de usuários do DSpace, composto por instituições mundialmente reconhecidas.
        Composto de facilidades de depósito e recuperação de documentos, em formato digital, o Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia, visa o aumento da visibilidade da produção acadêmica e de seus autores. Tornando-se, assim, em uma ferramenta valiosa de divulgação e preservação da memória intelectual, seja na área das artes, das ciências ou humanidades dessa universidade. Portanto, é uma iniciativa que se alinha às necessidades de informações confiáveis na internet, de forma gratuita, pela sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...