quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Site simula efeito de uma bomba atômica sobre cidades do Brasil

Um simulador desenvolvido por um historiador e professor do Instituto de Tecnologia Stevens, nos Estados Unidos, está causando polêmica nesta quinta-feira (6). Alex Wellerstein criou o site Nuke Map, capaz de prever como seria o devastador efeito da explosão de uma bomba atômica em qualquer local do planeta. 

O Nuke Map foi criado para simular como seria a explosão da bomba “Little Boy”, a primeira lançada pelos Estados Unidos sobre a cidade de Hiroshima em 6 de agosto de 1945. O ataque que matou mais de 140 mil pessoas no Japão completa 70 anos hoje. 

Foto (Reprodução)

Rio de Janeiro
Colocado sobre o Rio de Janeiro, o programa diz que 34 mil pessoas morreriam na hora e outras 60 mil ficariam feridas. De acordo com o simulador, a estimativa é vaga e aproximada, pois é impossível prever o número exato de mortes por uma bomba atômica. No mapa, pode-se notar que os efeitos se estenderiam entre a região da Central do Brasil até o Aeroporto Santos Dumont. 

O círculo amarelo no centro representa a imensa bola de fogo causada pela explosão. Estima-se que ela alcance um raio de 180 metros. Já o círculo vermelho seria a área da explosão no ar, contando com uma pressão de 20 psi e raio de 340 metros. Nesta área, todas as pessoas morreriam e os prédios de concreto seriam demolidos ou gravemente danificados. 

Já o círculo verde possui um raio de 1,2 km, onde entre 50% e 90% das vítimas morreriam caso não recebessem socorro urgente. Caso contrário, muitas delas morreriam ao longo das semanas seguintes, como ocorreu em Hiroshima e Nagasaki. 

O círculo azul conta com um raio de 1,67 km e corresponde à área em que a maioria dos edifícios e casas seriam demolidas por conta da pressão de 5 psi gerada pela explosão. O último círculo, o laranja, mostra a área de 1,91 km de raio, onde as pessoas sofreriam queimaduras de terceiro grau, causando profundas cicatrizes, amputação ou invalidez.
Foto (Reprodução)

São Paulo
Caso caísse na região central da capital paulista, a bomba materia mais de 170 mil pessoas na hora e outras 190 mil ficariam feridas, por conta da extrema densidade populacional de São Paulo. A área atingida seria desde o centro até o começo da Zona Sul da cidade, no bairro da Bela Vista.
(Foto: Reprodução)

Brasília
Já na capital federal do país, a bomba semelhante à lançada em Hiroshima deixaria também 170 mil mortos e 190 feridos, mesmo número registrado em São Paulo. O centro da explosão seria a Estação Rodoviária Plano Piloto e os efeitos dela seria registrados até as proximidades do estádio Mané Garrincha. 

https://br.noticias.yahoo.com/site-simula-efeito-de-uma-bomba-atômica-sobre-cidades-do-brasil-142637820.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...