terça-feira, 11 de agosto de 2015

Tipos de planejamento

Decisões estratégicas | Planejamento estratégico Decisões táticas | Planejamento tático Decisões operacionais | Planejamento operacional

“Planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos – não controláveis – e atuando de forma inovadora e diferenciada.”

O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto a formulação de objetivos, quanto a seleção dos cursos a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada.

Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentabilidade decisória.” (OLIVEIRA, 2007)

“Planejamento tático é a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.

O planejamento tático é desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos para a consecução de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégica predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.” (OLIVEIRA, 2007)

“Planejamento operacional é a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias e de desenvolvimento e de implantação de resultados específicos, a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa. Portanto, nesta situação tem-se, basicamente os planos de ação ou planos operacionais.

 Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático. Cada um dos planejamentos operacionais deve conter com detalhes: recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação; os procedimentos básicos a serem adotados; os resultados finais esperados; os prazos estabelecidos; e os responsáveis por sua execução e implantação.

O planejamento operacional é, normalmente, elaborado pelos níveis organizacionais inferiores, com foco básico nas atividades do dia-a-dia da empresa.” (OLIVEIRA, 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...