quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Década de 1950

A década de 1950, ou simplesmente década de 50 ou ainda anos 50 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1950 e 31 de dezembro de 1959. É considerada uma época de transição entre o período de guerras da primeira metade do século XX e o período das revoluções comportamentais e tecnológicas da segunda metade. Nesta época teve início a chegada da televisão em Portugal e no Brasil. Esta época também foi considerada a "idade de ouro" do cinema e também foi a época de importantes descobertas científicas como o ADN (Ácido Desoxirribonucleico, ou DNA). O campeão da Copa do Mundo em 1950 foi, pela segunda vez, o Uruguai, em 1954 a Alemanha Ocidental conquistou a Taça do Mundo pela primeira vez, Em 1958, a Seleção Brasileira de Futebol faturou também o seu primeiro título mundial.  Mídia
The Twilight Zone foi a primeira série de ficção científica que teve na época nomeada em série de Ficção.
Os anos 50 são considerados como a Era de Ouro da Televisão por algumas pessoas. As vendas de televisores aumentaram enormemente e em 1950 4,4 millhões de famílias americanas tinham um aparelho televisor. Os americanos devotavam a maior parte do seu tempo livre para ver canais de televisão.

Ciência
Bruce C. Heezen e Marie Tharp descobriram a Dorsal meso-atlântica.
A primeira vacina de poliomielite, desenvolvida por Jonas Salk, foi introduzida para o público em 1955.
O primeiro transplante de órgão foi feito em Boston e Paris em 1954.
Tecnologia[editar | editar código-fonte]
Sputnik 1 foi lançado em 1957.
Cinema[editar | editar código-fonte]
Alice in Wonderland (1951)
Cinderella (1950)
Lady and the Tramp (1955)
Peter Pan (1953)
Sleeping Beauty (1959)
Sinzeen Lain Fair (1959)
Música[editar | editar código-fonte]
Surge o Rock N' Roll, nos Estados Unidos que repercutiu mundialmente com os cantores Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Chubby Cheker entre outros.
Rockabilly

Moda 

Topete
No Início da década as vestimentas recebem influências da moda da Década anterior como saias godê e soutiens de bojo.
Calça jeans
No final da década, inícia o movimento Beat, que influênciou a década seguinte
No final dessa década o padrão de beleza é marcado pelo corpo esquálido, baseado na modelo inglesa Twiggy (1949 - ) e na atriz Raquel Welch. Muito diferente do corpo dos anos 1940 marcado pelas curvaturas corporais das atrizes Marilyn Monroe e Ava Gardner.
No início da década é padrão de beleza foi marcado pelo Brigitte Bardot até 1957.
Estampas de poás eram também muito usadas pelas mulheres nessa época

Esportes
Alemanha e Brasil conquistam seus primeiros títulos numa Copa do Mundo de Futebol.

Cronologia
1951
Em 30 de março, Julius e Ethel Rosenberg são declarados inocentes de espionagem durante a guerra. Os dois nova-iorquinos foram acusados de ter roubado e entregue à então União Soviética segredos sobre a bomba atômica dos Estados Unidos.
Um tribunal federal de Nova York indicia 21 líderes do Partido Comunista por conspiração para a derrubada do governo dos Estados Unidos, no dia 20 de junho.
No dia 23 de junho, é publicado no jornal "The New York Times", um estudo que revela que a televisão está mudando a maneira como a sociedade norte-americana encara o lazer, a política, a leitura e se expressa culturalmente
No Brasil, o Congresso Nacional aprova, no dia 17 de julho, a lei que considera crime qualquer ato de racismo e pode punir com prisão os infratores.
No dia 20 de outubro, mais de cinco mil pessoas presenciam a abertura da primeira Bienal de Artes de São Paulo, num pavilhão no parque Trianon.
O livro "Apanhador no campo de centeio", primeiro romance do norte-americano J.D. Salinger, é o grande sucesso do ano entre os adolescentes dos Estados Unidos.
Nesse ano, Marlon Brando se torna um astro graças ao filme "Um Bonde Chamado Desejo". A partir daí, a camiseta branca usada pelo ator se torna popular entre os jovens
1952
Gene Kelly dança a canção-título do filme "Cantando na Chuva". Em 8 de março, um coração artificial é utilizado pela primeira vez em um ser humano, no Hospital Pennsylvania, da Filadélfia, nos Estados Unidos. No dia 24 de abril, o pintor espanhol Pablo Picasso e vários outros artistas de esquerda reafirmam aos comunistas sua crença no realismo socialista.

Estreia em Nova York, em 23 de outubro, o filme "Luzes da Ribalta", de Charles Chaplin. No dia 5 de novembro, Dwight Eisenhower é eleito presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano.

A Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos anuncia, no dia 16 de novembro, que a bomba H está pronta para ser usada

1953
A 20th Century Fox Film Corporation comunica, no dia 1º de fevereiro, que vai converter todo seu sistema de filmagem para o de tela ampliada, chamado Cinemascope,

O casal Rosemberg é executado nos Estados Unidos, em 19 de junho. Em 28 de julho, um armistício suspende a Guerra da Coreia, após 3 anos.

Vargas sanciona lei de monopólio do petróleo brasileiro, criando a Petrobras, no dia 3 de outubro.

É inaugurada a TV Record.

Nesse ano, Marilyn Monroe se torna uma diva do cinema com o filme "Os Homens Preferem as Loiras". O filme "A Um Passo da Eternidade", com Burt Lancaster e Deborah Kerr causa escândalo e sua exibição quase é proibida por causa do célebre beijo da praia entre os dois atores.

1954
Em 5 de fevereiro, Chanel reabre sua maison em Paris, fechada em 1939 por causa da guerra.

Em 24 de maio, a IBM (International Business Machines), empresa dos Estados Unidos, anuncia que fabricou um cérebro eletrônico projetado especificamente para uso em negócios.

No dia 24 de julho, a miss Brasil, a baiana Marta Rocha, não consegue o título de miss Universo, por ter duas polegadas a mais nos quadris.

Em 4 de julho, na Copa do Mundo disputada na Suíça, a Alemanha Ocidental conquistou seu primeiro título da competição, ao vencer a Hungria por 3 a 2 na final.

Mao Tse-tung é reeleito para outro mandato de quatro anos como presidente da República Popular da China, no dia 27 de setembro

Ernest Hemingway ganha o Prêmio Nobel de Literatura em 10 de dezembro. Entre suas obras, destacam-se "Adeus às Armas (1929), "Por Quem os Sinos Dobram" (1940) e "O Velho e o Mar" (1952), que lhe rendeu, em 1953, o Prêmio Pulitzer.

Astrônomos anunciam, em 27 de dezembro, que a observação de 800 galáxias mostra que o Universo nasceu de uma gigantesca explosão cósmica - chamada de Big Bang -, que teria ocorrido há 5,5 bilhões de anos

No Brasil, o Presidente Getúlio Vargas comete suicídio , com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal.

1955
Em 14 de maio, as nações do bloco oriental firmam o Pacto de Varsóvia, que as unifica militarmente

No dia 31 de maio, a Suprema Corte norte-americana determina aos Estados o fim da segregação racial

Em 5 de agosto, falece a cantora Carmen Miranda.

Em 3 de outubro, Juscelino Kubitschek é eleito presidente do Brasil

Em 26 de novembro, a então União Soviética, confirma que possui a bomba de hidrogênio.

Neste ano, a indústria japonesa Sony lança o primeiro rádio portátil transistorizado produzido em massa.

Estreia o filme "Juventude Transviada", com James Dean, que se torna o símbolo de rebeldia dos anos 50.

1956
Em 1º de fevereiro, o presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, expõe, em seu primeiro dia de governo, um plano desenvolvimentista em que promete fazer o país avançar "50 anos em 5".

Em 22 de março, o reverendo Martin Luther King Jr. é considerado culpado dos boicotes ao serviço de ônibus de Montgomery, em Alabama, nos Estados Unidos.

Em 9 de setembro, Elvis Presley bate recorde de audiência em sua apresentação na TV.

1957
Em 16 de fevereiro, o prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, proíbe o rock and roll nos bailes.

A 7 de março, iniciam as transmissões públicas de televisão em Portugal com a RTP.

Em 27 de julho, Pelé estreia na seleção brasileira com 16 anos e marca o único gol na derrota para a Argentina por 2 a 1.

Ilustração de modelo da Sputnik 1A então União Soviética anuncia, em 4 de outubro, que lançou com sucesso em órbita ao redor da Terra o primeiro satélite fabricado pelo homem, o Sputinik 1.

A então União Soviética lança, no dia 3 de novembro, seu segundo satélite espacial, desta vez tripulado por uma cadela chamada Laika.

Albert Camus recebe o Prêmio Nobel de literatura no dia 10 de dezembro. Entre suas obras, destacam-se "O Estrangeiro" (1942) e a peça "Calígula" (1948).

Em 19 de dezembro, a Otan aprova a presença de armas atômicas dos Estados Unidos na Europa, incluindo mísseis de alcance intermediário.

O livro "Pé na Estrada", de Jack Kerouac, faz sucesso e marca a chamada geração beat. O beatniks falam no ritmo e na linguagem do jazz e detestam a obsessão da classe média por objetos e pela harmonia. Os poetas Allen Ginsberg e Lawrence Ferlinghetti são alguns dos representantes dessa nova tendência.

1958    
Em 29 de junho, na Copa do Mundo disputada na Suécia, o Brasil conquistou seu primeiro título da competição, ao vencer a Suécia por 5 a 2 na final.

1959
Em 1 de Janeiro o ditador capitalista Fulgencio Batista é deposto do Governo Cubano e Cuba se transforma uma ditadura comunista totalitária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...