Planejamento estratégico Aspectos de atuação

 o que a empresa pode fazer em termos do ambiente externo, onde estão os fatores não controláveis pela empresa;  o que a empresa é capaz de fazer em termos de conhecimento, capacidade e competência;  o que a alta administração da empresa quer fazer, consideradas as expectativas pessoais e das equipes; e  o que a empresa deve fazer, consideradas as restrições sociais e éticas;

(OLIVEIRA, 2007)

Planejamento estratégico Fases da metodologia de elaboração e implementação

Há três possibilidades:  primeiramente se define , em termos da empresa como um todo, “aonde se quer chegar” e depois se estabelece “como a empresa está para chegar na situação desejada”, ou  primeiramente se define, em termos de empresa como um todo, “como se está” e depois se estabelece “aonde se quer chegar”, ou  definir “aonde se quer chegar” juntamente com “como se está para chegar lá”. (OLIVEIRA, 2007)

Segunda possibilidade: primeiramente se define, em termos de empresa como um todo, “como se está” e depois se estabelece “aonde se quer chegar”, Apresenta a grande vantagem de colocar o executivo com o pé no chão quando inicia o processo de planejamento estratégico  Apresenta-se a seguir, uma metodologia que se baseia mais fortemente na segunda possibilidade, sem desconsiderar, em alguns momentos do processo, a primeira possibilidade apresentada;  Portanto, a metodologia apresentada a seguir deverá ser adaptada às condições realidade internas e externas da empresa a ser considerada. (OLIVEIRA, 2007)

Planejamento estratégico Fases Básicas

ORDEM                                          FASES

FASE I                                           Diagnóstico estratégico

FASE II                                          Missão da empresa

FASE III                                        Instrumentos prescritivos e quantitativos

FASE IV                                       Controle e avaliação

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