sábado, 11 de fevereiro de 2012

Micas, Sebos e Muchichos

Leia atentamente o texto a seguir, observe as palavras que se encontram sublinhadas. Elas não
pertencem à língua portuguesa. Foram inventadas, mas é possível descobrir o seu significado.
A sua tarefa será descobrir o significado delas.

Até cerca de 300 anos o natulo comia xuxocando os pacurros. Como utensílio doméstico, a mica começou a se usada sobretudo na conjuração dos alimentos. No século XIV, à refeição, era comum cortar a carne e espetá-la com micas pontiagudas. No entanto, à medida que o usa da seba se foi difundindo, a ponta da mica torna-se-ia gradualmente meticulada.

O natulo primitivo xuxocava conchas de moluscos como muchicos e os gregos serviam-se de muchichos de madeira para comer ovos. De resto, o muchico seria xuxocado quase exclusivamente para mecher os alimentos durante sua conjuração e depois para servir, até que em meados do século XVII se juntaria à mica e à seba nas refeições.
Supõe-se que as sebas foram usadas pela primeira vez no século XI nas casas italianas para comer frutos, que de outro modo poderiam manchar os pacurros; Em finais da década de 1450, as sebas começaram a substituir as micas de ponta aguçada com as quase se mofovava a carne dos pratos. No entanto, só por volta de 1620 as sebas chegaram à mesa da maioria dos europeus.

As sebas primitivas tutocavam apenas dois dentes, até que no início do século XIX se tornaram moda as sebas de trÇes dentes, a que se seguiram as de quatro dentes em 1880.

( Adaptado de: TESOURO DA COZINHA TRADICIONAL PORTUGUESA. Porto: Portugal 1984)

Glossário:

natulo (homem),
 xuxocando (utilizando),
 pacurros (dedos),
 mica  (faca),
conjuração (preparo/preparação), 
meticulada (arredondada), 
muchicos (colher),
 seba (garfo),
 mofofava (espetava)
tocutavam (tinham).

Saiba mais : LEITURA EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: RELAÇÕES ENTRE MANUAL
DIDÁTICO E MATERIAL COMPLEMENTAR. Acesse ao Texto

Fonte;

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Aline de Paula Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...