sexta-feira, 22 de junho de 2012

BIBLIOTECA AURELIANO LEITE -ZONA LESTE

Aureliano Leite foi advogado, historiador, político e escritor.

 
Participou ativamente das Revoluções de 1924, 1930 e 1932. Com o fracasso dos paulistas na Revolução de 1932, foi exilado na Europa. Quando anistiado, retornou ao Brasil e foi eleito deputado em São Paulo. Foi membro da Academia Paulista de Letras e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
Escreveu, entre outras obras, Terra de cacique, Memórias de um revolucionário, A história da civilização paulista, Martírio e glória de São Paulo e O cabo maior dos paulistas na guerra com os emboabas. Doou mais de seis mil títulos à biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo. Nasceu em 20 de novembro de 1886, em Ouro Fino, Minas Gerais, e morreu em 4 de dezembro de 1976.

A Biblioteca Aureliano Leite foi primeiramente instalada no bairro da Vila Prudente, em 30 de julho de 1981, na Avenida Zelina, 177, pelo então secretário da Cultura Mário Chamie, onde funcionou por mais de 10 anos. Em janeiro de 1992, não havendo possibilidade de renovação de contrato e nem se encontrando outro imóvel, a biblioteca foi provisoriamente transferida para a Praça Veiga Cabral, juntando-se à Biblioteca Infanto-Juvenil da Vila Prudente.

 

Durante meses, enquanto as bibliotecas pública e infanto-juvenil conviviam harmoniosamente, atendendo a comunidade local, planejava-se a mudança da Biblioteca Aureliano Leite para o prédio do Posto de Saúde do Parque São Lucas, que havia se transferido para prédio próprio.

 

Esse prédio, sito à Rua Otto Schubart, 196, com cerca de 150m², tinha ótima localização e a comunidade do Parque São Lucas decidiu em plenária realizada em julho de 1992 que a biblioteca seria instalada no local. Depois do espaço ser reformado pela Administração Regional de Vila Prudente, foi entregue à população em 12 de novembro de 1992, pela então prefeita Luiza Erundina, o Núcleo de Biblioteca do Parque São Lucas, que era um ponto de leitura como extensão dos serviços das Bibliotecas da Vila Prudente, onde futuramente se tornaria a Biblioteca do Parque São Lucas.

 

Finalmente a Biblioteca Aureliano Leite foi transferida na sua totalidade da Praça Veiga Cabral para o espaço do Núcleo de Biblioteca do Parque São Lucas onde mantém atendimento até os dias atuais.
Legislação referente à biblioteca
Criação: Decreto nº 17.535 de 14 de setembro de 1981
Inauguração: 8 de julho de 1981
Denominação: Decreto nº 21.778 de 24 de dezembro de 1985


Acervo Geral
A biblioteca conta com aproximadamente 16 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, etc.
Todo o acervo de livros já pode ser encontrada no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas. Informe-se sobre outros materiais existentes pessoalmente ou pelo telefone 11 2211-7716.
Veja aqui os serviços e como se inscrever para emprestar publicações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...