terça-feira, 13 de agosto de 2013

Avaliação do uso de linguagem documentária em catálogos coletivos de bibliotecas universitárias: um estudo sociocognitivo com protocolo verbal


INTRODUÇÃO
Inserida no contexto da Organização e Representação do Conhecimento, a
nossa pesquisa tem por temática a avaliação do uso de linguagens documentárias alfabéticas
de áreas científicas especializadas em catálogos coletivos de bibliotecas universitárias.
Para contextualizar nosso problema de pesquisa no tema  avaliação do uso
de linguagens documentárias alfabéticas é necessário o enfoque em três aspectos específicos:
• fundamentação teórica e metodológica da área de Organização e Representação do
Conhecimento para  linguagens documentárias;

• o catálogo online;
• áreas científicas especializadas.
As fundamentações teóricas de Zeng (2008) são importantes e
esclarecedoras sobre a concepção de sistemas de organização do  conhecimento, tendo em
vista o primeiro aspecto e considerando que a organização do conhecimento para recuperação
da informação é o ponto focal da área da Ciência da Informação.
Zeng (2008) expõe que os sistemas de organização do conhecimento
devem ser estruturados em um plano multidimensional, transpondo fronteiras culturais e
geográficas de acesso e representação, sem desconsiderar suas funções principais que incluem
a eliminação da ambiguidade, o controle de sinônimos e o estabelecimento de
relacionamentos semânticos. Eles são representados por esquemas de classificação, listas de
cabeçalhos de assunto, taxonomias, tesauros, ontologias, entre outros.

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