terça-feira, 13 de agosto de 2013

O Unicórnio (o Rinoceronte, o Ornitorrinco ... ), a Análise Documentária e a Linguagem Documentária

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Resumo: Os processos de análise documentária e de construção de linguagens documentárias apresentam semelhanças relativamente ao que ocorre no processo de conhecimento. Ambos são caracterizados pela analogia e generalização, operações realizadas a partir de hipóteses inferenciais formuladas em face a referências anteriores disponíveis em nossa cultura. Tendo como ponto de partida a discussão do texto Marco Polo e o unicórnio, de Umberto Eco, propomo-nos a discutir as semelhanças e diferenças que caracterizam, de um lado, o processo de conhecimento e, de outro, a construção da informação documentária, quer no processo de análise dos textos, quer na construção de linguagens intermediárias de representação da informação. Para efeito de maior clareza, introduzimos alguns conceitos da Terminologia, da Lingüística e da Semiótica, que permitem caracterizar as operações de recorte de conteúdo e mostrar que a informação é uma construção, não um dado apriorístico. Procuramos mostrar que, também na atividade documentária, a noção de conteúdo se relaciona, em larga medida, aos objetivos funcionais e pragmáticos do sistema documentário. Salientamos que a especificidade da atividade documentária de representação de conteúdos está no seu propósito - organizar para transferir, transferir para permitir a apropriação da informação - razão pela qual é necessário estabelecer vínculos que permitam instaurar uma situação de comunicação documentária. A construção desses vínculos apoia-se em referências concretas fornecidas pela terminologia do domínio em foco e pelas referências de uso, que combinadas, permitem viabilizar a interpretação e a apropriação das informações documentárias. 

Palavras-chave: análise documentária; linguagem documentária;  informação documentária; terminologia; lingüística; semiótica

Abstract: The documentary analysis process, as well as the documentary languages construction process, have many similarities with the knowledge process. Both of them use analogy and generalization, operations that are carried out by inferential hypothesis formulated from cultural references. Starting with the discussion of Umberto Eco's Marco Polo e o unicórnio, we intend to identify the similarities and differences between the processes of documentary analysis and construction of intermediate representation languages and the knowledge process. To ease comprehension, we introduce some concepts of Terminology, Linguistics and Semiotics, to characterize the operations of contents segmentation and to show that the information is a construction, not a apriorist fact. We intend to show that, also at the documentary activity, the contents notion is related to the functional and pragmatic goals of the documentary system. We emphasize that the documentary activity specificity is related to its aims - organize to transfer and transfer to lead to information appropriation - and that's why it is necessary to identify the interactivity conditions that allow documentary communication. This operation must be supported by concrect terminological references of the area in focus and by references of usage that, together, may makde the information interpretation and appropriation possible. 

Keywords: documentary analysis; documentary language; documentary information; terminology; linguistics; semiotics

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