Informações e orientações de uso
A catalogação na fonte gera uma ficha catalográfica, a qual é impressa no verso da página de rosto de um livro, tese ou dissertação. A ficha deve ser feita quando a obra está em fase de impressão e ela é obrigatória para efeito de depósito legal e recomendada pela ABNT.
Com o programa de elaboração da ficha de identificação da obra elaborada pelo autor é preciso apenas preencher os campos desses elementos com os dados da sua dissertação, tese, relatório de pós-doutorado, trabalho de conclusão de curso (monografia ou relatório de estágio) e monografia de especialização. O programa fará a ordenação e formatação correta dos dados, apresentando a ficha finalizada e normalizada, em um arquivo pdf, disponível para download e ou impressão.
Acesse o endereço http://ficha.bu.ufsc.br/ usando um dos navegadores compatíveis (Firefox, Chrome, Opera, Safari) e preencha os campos do formulário com as orientações abaixo:
Nome do Autor: é responsável direto pela redação da obra. No caso de teses e dissertações, a autoria é do aluno.
a) Digite seu primeiro nome e nomes/sobrenomes intermediários (se for o caso).
b) Apenas as letras iniciais em maiúsculo.
b) Apenas as letras iniciais em maiúsculo.
Último Sobrenome : digite seu último sobrenome. Utilize sempre o sobrenome da forma que você costuma publicar seus trabalhos. Apenas as letras iniciais em maiúsculo.
Exemplo:
Silvio Coelho dos Santos (Silvio Coelho dos = nome Santos = sobrenome)
Silvio Coelho dos Santos (Silvio Coelho dos = nome Santos = sobrenome)
Exemplos para sobrenomes compostos (grau de parentesco, lugar, ligados por hífen,outros)
Henrique Silva Júnior (Henrique = nome Silva Júnior = sobrenome)
João Oscar do Espirito Santo (João Oscar do = nome Espirito Santo = sobrenome)
Carlos Monte Verde (Carlos = nome Monte Verde = sobrenome)
Elsa Lykke-Seest (Elsa = nome Lykke-Seest = sobrenome)
Título do trabalho:
a) Reproduzido tal como aparece no documento;
b) Apenas a primeira palavra, inicial em maiúscula (exceção dos nomes próprios);
b) Apenas a primeira palavra, inicial em maiúscula (exceção dos nomes próprios);
Exemplos: A crise do ensino jurídico de graduação no Brasil
Portais corporativos para gestão do conhecimento
Portais corporativos para gestão do conhecimento
Subtítulo do trabalho:
a) Reproduzido tal como aparece no documento;
b) Iniciais em minúsculo (exceção dos nomes próprios);
Exemplo: indo além do senso comum
Trabalho : tipo de trabalho produzido e grau obtido. Selecione tese quando for concluído o doutorado, dissertação quando for concluído o mestrado, monografia de especialização para cursos de especialização latu sensu, trabalho de conclusão de curso para monografias ou relatórios de estágio apresentados como trabalhos finais dos cursos de graduação.
Programa/Curso: selecione a opção ao qual você pertence e defendeu seu trabalho nos casos de tese, dissertação, relatórios de pós-doutorado, trabalhos de conclusão de curso, para as monografias de especialização escreva o nome do curso.
Exemplo: Antropologia Social
Centro: selecione ao qual está ligado o seu Programa de Pós-Graduação, curso de graduação ou especialização.
Exemplo: Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Nome do orientador: como co-responsável pelo trabalho, digite o nome do seu orientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso. Apenas as primeiras letras iniciais em maiúsculo.
Exemplo: João Baptista Borges
Sobrenome do orientador: digite o último sobrenome do orientador. Atenção: assinale a caixa “orientadora”, se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.
Siga as orientações dadas para último sobrenome do autor.
Siga as orientações dadas para último sobrenome do autor.
Nome do co-orientador: como co-responsável pelo trabalho, digite o nome do seu coorientador e nomes/sobrenomes intermediários, se for o caso.
Siga as orientações dadas para nome do autor.
Siga as orientações dadas para nome do autor.
Sobrenome do co-orientador: digite o último sobrenome do coorientador. Atenção: assinale a caixa “coorientadora”, se for o caso, para que o programa faça a distinção da forma feminina ao designar essa função no corpo da ficha catalográfica.
Siga as orientações dadas para último sobrenome do autor.
Ano: registre o ano em que a tese ou dissertação foi defendida e entregue ao Programa de Pós-Graduação.
Número de páginas : registre o total de páginas da tese ou dissertação.
Assuntos: registre palavras ou expressões que representam o conteúdo do seu trabalho. Devem aparecer em ordem decrescente de importância. Evite termos redundantes ou repetitivos. É obrigatório registrar um assunto, os demais devem ser registrados em função da necessidade e amplitude de temas do conteúdo da tese ou dissertação. Evite usar muitos termos para um assunto – no máximo até 3 palavras para definir um assunto.
Observação: Para teses, dissertações, relatórios de pós-doutorado e trabalhos de conclusão de curso não é necessário informar o assunto geral, pois este sempre será a área do Programa de Pós-Graduação ou Graduação, um trabalho da Graduação em Biologia terá como assunto principal Biologia. O mesmo não se aplica as monografias de Especialização onde é altamente recomendado usar a área do Programa como o primeiro assunto, exemplo: para a Especialização em Gestão de Bibliotecas Escolares, o assunto primário deverá ser Gestão de Bibliotecas Escolares.
Ao clicar em Enviar o programa gera a ficha de identificação da obra, como um arquivo pdf, disponível para download e/ou impressão, conforme apresentado abaixo:
Lembre-se: a ficha de identificação da obra elaborada pelo autor deve constar no verso da folha de rosto de teses e dissertações de modo a possibilitar sua representação precisa pelas informações de autor, título, local, data, número de folhas, assunto, etc.
A ficha é gerada em formato A4, para adaptá-la ao formato A5 recomendamos a cópia da tela através do comando Print Scr do teclado.
Para outros esclarecimentos entre em contato com a BU/UFSC:
Serviço de Tratamento da Informação
E-mail: teses@bu.ufsc.br
Mais informações pelo telefone (48) 3721-9431
CRÉDITOS
O Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica de Teses e Dissertações foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e gentilmente cedido para ser adaptado às necessidades dos alunos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Adaptação realizada por Bernardo Victor Engelke, aluno do curso de Ciências da Computação e bolsista do Sistema de Bibliotecas da UFSC e supervisionado pelas bibliotecárias do Sistema. Tutorial de preenchimento elaborado pela bibliotecária Claudiane Weber.
REFERÊNCIAS
CRISTIANINI , Gláucia Maria Saia; MORAES, Juliana de Souza; CASTRO , Maria Alice Soares de. Sistema para geração automática de ficha catalográfica para teses e dissertações: mais autonomia para o usuário. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERISTÁRIAS, 17., 2010, Rio de Janeiro. Anais . 2010. Disponível em:< http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_293.pdf .>. Acesso em: 13 maio 2012
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário