como a interatividade e o dinamismo podem ser utilizados no Serviço de Referência das
bibliotecas, ampliando as possibilidades de interação e estreitando o relacionamento entre o
bibliotecário e o usuário, permitindo o compartilhamento de informações, esclarecimento de
dúvidas, a troca de ideias e facilitando o processo de disseminação da informação.
Objetivos: Analisar a aplicabilidade e o impacto da Web 2.0 no Serviço de Referência de
bibliotecas das universidades federais do Nordeste do Brasil.
Metodologia: Os procedimentos metodológicos incluem pesquisas bibliográficas pertinentes
ao tema e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário a
bibliotecas de nove universidades federais do Nordeste, obtendo-se retorno de cinco delas.
Os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e quantitativa.
Resultados: Os resultados revelam, por um lado, que a maioria das bibliotecas
pesquisadas sabe da importância e utiliza recursos da Web 2.0 no Serviço de Referência,
especialmente, para atender os usuários. Por outro lado, observa-se que os recursos da
Web 2.0 utilizados se limitam a uns poucos tipos, não incluindo recursos que poderiam ter
impacto positivo no atendimento e fortalecimento do relacionamento com os usuários.
Inf. Inf., Londrina, v. 17, n. 3, p. 102 – 124, set./dez. 2012.
http:www.uel.br/revistas/informacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário