quinta-feira, 25 de setembro de 2014

BASES DO MARKETING PARA UNIDADES DE INFORMAÇÃO

Resumo
Revisão bibliográfica sobre fundamentos e orientações do marketing básico e adaptação de seus conceitos para
aplicação específica nas atividades de transferência da informação, com vistas à melhoria de qualidade e aumento de
demanda para produtos e serviços em unidades de informação.
Palavras-chave
Marketing; Produtos de informação; Serviços de informação; Unidades de Informação; Clientes.
INTRODUÇÃO
O marketing em unidades de informação pode ser entendido como uma filosofia de gestão
administrativa na qual todos os esforços convergem em promover, com a máxima eficiência possível,
a satisfação de quem precisa e de quem utiliza produtos e serviços de informação. É o ato de
intercâmbio de bens e satisfação de necessidades.
É correto a afirmação de que “todas” as pessoas precisam e utilizam informação durante a maior
parte de suas vidas, nos mais variados assuntos, em todas as faixas etárias, para as mais variadas
finalidades, desde informações visando à melhoria da qualidade de vida, a garantia de emprego, o
sucesso profissional, o lazer e a cultura, o progresso da ciência, o aprimoramento dos processos
produtivos, a segurança nacional, dentre outros motivos. Portanto, pode-se concluir que o mercado
da informação é vasto.
Será que há informação disponível e organizada para atender a este mercado? Será que os
mecanismos de transferência das informações, em função desta demanda, estão sendo
aperfeiçoados e monitorados satisfatoriamente? Valeria a pena às instituições investir em informação,
como se investe em outras áreas?
A resposta a estas questões não parece fácil. Ela fica por conta da observação do exemplo prático
vivenciado pelas bem-sucedidas empresas brasileiras e multinacionais: elas têm um alto pradrão de
tratamento e de transferência de suas informações, tanto para seus funcionários, como para seus
clientes e até para seus concorrentes; elas utilizazam rotineiramente a informação como insumo
básico ao seu negócio.
Como última questão, poderia o profissional da informação “investir” esforços pessoais para atender
melhor a esta demanda atual pela informação ? O que será que poderia ser modificado para que a
informação disponível e organizada seja bem disseminada, no contexto de trabalho do profissional da
informação?

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Heloisa Maria Ottoni
 Ciência da Informação - Vol 25, número 2, 1995

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