Menino de 12 anos arrecada livros para construir biblioteca em MT

Família ajuda menino a arrecadar livros para construção de biblioteca. (Foto: Reprodução/TVCA)'Construir uma biblioteca comunitária onde todos possam ler e fazer pesquisas escolares''. Este é o sonho de Jefferson Gabriel da Silva Melo, de 12 anos, que mora no Distrito de Bonsucesso na cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Ele quer montar uma biblioteca para atender aos moradores e estudantes do distrito. O menino já conseguiu arrecadar mais de 1,6 mil livros desde que teve a iniciativa, no início deste ano.

Segundo Jefferson, a ideia de construir uma biblioteca na comunidade é para oferecer uma oportunidade de estudo e também aproximar os jovens da leitura, pois a única escola do distrito não possui biblioteca.

O adolescente cursa o 6º ano do ensino fundamental na Escola Maria Barbosa Martins. Em poucos meses de arrecadação já reúne livros didáticos, enciclopédias, atlas, gibis, dicionários e romances. “Aqui em casa já não cabe mais livros, as prateleiras que ganhei já estão lotadas. Além dos livros eu preciso de locais para armazená-los”, destacou o jovem.
Toda a família de Jefferson está empenhada na realização do sonho do garoto. A avó doou o terreno onde deve ser construída a biblioteca e a madrinha ajuda na arrecadação dos livros. “Eu quero fazer uma maquete de como será a biblioteca. Ela deve funcionar a tarde para que eu possa cuidar dela depois da aula”, comentou o menino.

A mãe do estudante, Janice Ferreira da Silva, disse que filho está determinado a construir a biblioteca e não mede esforços para arrecadar os livros. “Sempre ele divulga que está arrecadando livros e já chegou a ir buscar em casas de pessoas aqui na comunidade”, relatou.
Ainda segundo Janice, o filho precisa, além de livros, de uma bibliotecária para catalogar os exemplares, de materiais para a construção da biblioteca e também mais estantes para guardar os livros.

Jefferson diz que grande parte dos adolescentes da idade dele não gosta de ler. Ele acredita que com a construção da biblioteca a situação poderá mudar, além de auxiliar os alunos nos estudos e pesquisas escolares. Entre jogar futebol ou ler um livro o adolescente garante que escolhe a companhia de um livro. Atualmente os livros que Jefferson arrecadou estão armazenados na casa dele. Frequentemente as pessoas e colegas de turma que precisam de livros vão até o local para fazer consultas.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/07/menino-de-12-anos-arrecada-livros-para-construir-biblioteca-em-mt.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário