terça-feira, 11 de agosto de 2015

Etapas do planejamento tradicional



diagnóstico
     Objeto do planejamento
                                      Formulação
                                              Implantação
                                                         Controle Avaliação


* O diagnóstico está relacionado ao levantamento da situação atual da unidade de informação visando o conhecimento da realidade e potencialidade existente.

 *O objeto de planejamento define o que se vai planejar com base no que foi analisado no diagnóstico. Permite e possibilita, que com o conhecimento da situação, se estabeleça medidas que irão conduzir ao estabelicimento de novas metas.

* a formulação do planejamento implica na adoção de processos, técnicas, ou atitudes gerenciais que terão implicações futuras em função dos objetivos estabelecidos. (BARBALHO; BERAQUET, 1995)

A implementação, o controle e a avaliação são etapas que efetivarão o planejamento determinado, o que deverá conduzir ao atingimento dos objetos e metas determinadas.

  As etapas descritas são imprescindíveis para um bom planejamento, (...), se justifica na medida em que propicia a máxima conjunção de esforços para alcançar os objetivos organizacionais e que são indispensáveis para o Planejamento estratégico. (BARBALHO; BERAQUET, 1995)

O planejamento não é um acontecimento, mas um processo contínuo, permanente e dinâmico, que fixa objetivos, define linhas de ação, detalha as etapas para atingi-los e prevê os recursos necessários à consecução desses objetivos.”

 Com a incorporação dessa prática, reduz-se o grau de incerteza dentro e fora da organização, limitam-se ações arbitrárias, diminuem-se riscos ao mesmo tempo em que se dá rentabilidade máxima aos recursos, tira-se proveito das oportunidades, com a melhora da qualidade dos serviços e produtos, garantese a realização dos objetivos visados. (ALMEIDA, 2005)

O planejamento é oposto da improvisação.

 É um processo metódico de abordagem racional e científica, pois pressupõe uma sequência de atos decisórios, ordenados em fases definidas com base em conhecimentos científicos e técnicos.

 Por ser um processo cíclico, permanente, supõe ação continuada sobre um conjunto dinâmico de variáveis em determinado momento histórico e requer investigações constantes sobre o problema estudado (BAPTISTA apud ALMEIDA, 2005)

 Começa pela análise das condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado.

 Isso implica escolher metas, prever, influenciar e controlar a natureza e a direção de mudanças e, finalmente, rever criticamente os resultados obtidos, avaliando a eficiência e a eficácia dos programas e atividades em relação aos objetivos e metas fixados. (ALMEIDA, 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...