"Em vez de esperar em casa pelo seu público,
vai em busca do seu público onde ele estiver"
vai em busca do seu público onde ele estiver"
Com estas
palavras, há mais de 70 anos, o escritor e primeiro diretor do Departamento de
Cultura da cidade de São Paulo, Mário de Andrade, justificou ao então Prefeito
Fábio Prado a necessidade de viabilizar o projeto de implantação de uma unidade
móvel para levar livros à população: a Biblioteca
Circulante.
A Ford
construiu e doou um modelo de caminhonete-biblioteca que passou a visitar
periodicamente lugares como o Largo da Concórdia, Jardim da Luz e a Praça da
República, proporcionando aos frequentadores o contato com os livros. Este
serviço foi interrompido em 1942 devido à necessidade de racionamento de
combustível na II Guerra Mundial.
Em 1979,
por meio de convênio com o Instituto Nacional do Livro, o serviço foi retomado
com uma perua Kombi adaptada, com o objetivo de atender bairros desprovidos de
recursos culturais, facilitando o acesso aos livros, procurando incentivar o interesse
pela leitura, apoiando a ação educativa da escola e oferecendo oportunidades de
enriquecimento cultural.
Devido
a um problema mecânico identificado no segundo semestre de 2007, o único
veículo disponível, que cumpria os sete roteiros semanais, teve de ser trocado.
Apesar de períodos de interrupção do serviço, o ônibus-biblioteca continuou
circulando pela cidade de São Paulo levando aos interessados um acervo formado
por livros de literatura infantil, juvenil e de adulto, publicações
paradidáticas, quadrinhos, gibis e revistas.
Em novembro de 2008 o projeto tomou um novo fôlego com a doação de
veículos feita pela Secretaria Municipal dos Transportes (SPTRANS) e quatro
novos veículos de cor amarela, com uma fotografia do primeiro carro-biblioteca
estampado no vidro traseiro, passaram a circular na cidade de São Paulo. Além
da caracterização dos novos veículos, foi contratada a Liga Brasileira de
Editoras (LIBRE) para fornecer motoristas e uma programação mensal de encontro
com autores.
Em 2008, o Projeto Ônibus Biblioteca foi o vencedor do Prêmio
Viva Leitura na Categoria Bibliotecas Públicas, Privadas e
Comunitárias.
Em 2010 contou com quatro veículos, vinte roteiros de atendimento, desgastes, mas muita atividade literária, além de grande interesse por parte da mídia. Isso reforçou a importância e a busca por melhorias, e a necessidade de expansão do serviço.
Com a intenção de aumentar a frota e ter mais locais de atendimento, o número de servidores tornava-se insuficiente. Em 2011 a ideia de expansão tomou corpo e em março, após amplo programa de treinamento elaborado e aplicado pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, o serviço passou a contar com sete ônibus. No início de novembro passaram a circular nove veículos, cada qual atendendo seis roteiros, num total de 54. Com a Agenda 2012 – Programa de metas para a cidade de São Paulo, dentro do eixo Cidade Criativa: incentivo à produção cultural e à interação criativa, a meta 139: "doze novos ônibus-biblioteca em circulação na cidade", foi cumprida.
Em 2010 contou com quatro veículos, vinte roteiros de atendimento, desgastes, mas muita atividade literária, além de grande interesse por parte da mídia. Isso reforçou a importância e a busca por melhorias, e a necessidade de expansão do serviço.
Com a intenção de aumentar a frota e ter mais locais de atendimento, o número de servidores tornava-se insuficiente. Em 2011 a ideia de expansão tomou corpo e em março, após amplo programa de treinamento elaborado e aplicado pela Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, o serviço passou a contar com sete ônibus. No início de novembro passaram a circular nove veículos, cada qual atendendo seis roteiros, num total de 54. Com a Agenda 2012 – Programa de metas para a cidade de São Paulo, dentro do eixo Cidade Criativa: incentivo à produção cultural e à interação criativa, a meta 139: "doze novos ônibus-biblioteca em circulação na cidade", foi cumprida.
Em
2015, é um dos principais serviços de extensão, com doze ônibus e 72 locais de
atendimento (Roteiros), sendo 18 na Zona Norte, 27 na Zona Sul, 24 na Zona
Leste e três na Zona Oeste da cidade. Em cada veículo, há um acervo de quatro
mil itens, entre livros, revistas, gibis, mangás e jornais, para crianças,
jovens e adultos. O serviço oferece, de terça a domingo, das 10h às 16h,
empréstimo de materiais, leitura local, mediação de leitura, participação em
eventos, na esfera pública, visita monitorada, e uma programação cultural, uma
vez por mês em cada roteiro.
Não
há dúvida de que o projeto Ônibus-Biblioteca, iniciado por Mario de Andrade, é
uma das maiores políticas públicas de cultura, com foco na leitura, por
beneficiar diretamente as comunidades onde as opções culturais são escassas. E
o reconhecimento maior vem da população atendida, seja pelo constante aumento
de inscritos, considerável volume de empréstimos de livros, revistas e gibis ou
pela excelente receptividade em todos os roteiros.
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