“O planejamento é constituído por um complexo de instrumentos, cada um com uma função
específica, devidamente articulados, garantem a eficácia do processo:
Planos-Objetivos- Metas-Políticas ou diretrizes-Regras e Procedimentos -Programas-Projetos
O plano é uma linha de ação preestabelecida que, em determinado período de
tempo, orienta a ação na direção da missão, ou seja, o que a instituição deve fazer – o
papel ou a função a ela atribuída – e dos objetivos institucionais ou da solução de
determinados problemas, e fornece parâmetros de controle e acompanhamento das
ações.
Trata-se do produto do planejamento ; é um evento intermediário entre o processo
de planejamento e o processo de implementação do planejamento.
É um instrumento de trabalho, um meio para alcançar os fins e os objetivos
determinados, uma forma de assegurar a execução.
Oferece uma estrutura de referência para a tomada de decisões e é um
compromisso com a mudança.
A necessidade de um plano é determinado pela missão ou pelos objetivos
institucionais, ou ainda, por problemas específicos relacionados ao bom
desempenho da organização.
PLANO ANUAL
É aquele que define prioridades, objetivos, metas e recursos previstos para um
período de tempo especificado.
PLANOS GLOBAIS
É possível também referir-se a planos globais, que fornecem os fundamentos
para as atividades da área.
PLANOS ESPECÍFICOS
Voltados a determinada área de atuação;
PLANOS ESPECIAIS
Destinados a enfrentar catástrofes (por exemplo incêndios e inundações) e que
incluem os passos a serem seguidos quando surgirem determinadas
circunstâncias.
Os objetivos são o ponto final do planejamento e constituem o plano básico da
organização.
Consistem numa situação futura esperada, ou no que se pretende atingir com o
esforço do planejamento, como forma de concretização da missão.
Os objetivos devem expressar intenções que levem ao cumprimento da missão da
organização.
Os objetivos são estabelecidos de modo amplo, pela alta administração
[decisões estratégicas] e, com base nesses objetivos gerais, os níveis inferiores
da organização [decisões táticas e operacionais] estabelecem seus objetivos
específicos.
Os objetivos das bibliotecas e centros de documentação devem ser sempre
pensados em relação a instituição a que pertencem e à comunidade a que
devem servir.
São planos expressos em termos de resultados a serem alcançados; são
quantificação dos objetivos;
Devem ser expressos com clareza, iniciadas por um verbo de ação, e devem
ser mensurados, mutáveis e ter tempo definido;
Os objetivos parecem ser sempre viáveis; é a definição das metas que
permitirá uma avaliação mais realista das possibilidades de atingi-los;
São planos gerais de ação; guias genéricos que definem linhas mestras,
orientam a tomada de decisão e dão estabilidade a organização.
As políticas permitem decidir questões previamente, evitando a repetição de
análises, e ajudam a dar uma estrutura unificada a outros tipos de planos e
delegar autoridade, sem perda de controle.
Em uma mesma organização, existem políticas nas diferentes estâncias e com
abrangências e abordagens diversas.
As regras e os procedimentos são guias para o fazer.
Os procedimentos são instrumentos que estabelecem métodos rotineiros de
execução das atividades e detalham de maneira exata pela qual uma atividade
deve ser realizada e a sequência em que essas rotinas são realizadas.
As regras relacionam-se aos procedimentos, pois orientam a ação, mas não
especificam a sequencia cronológica;
Como exemplos temos as normas e os regulamentos.
As normas são comandos diretos e objetivos de curso de ação a seguir.
O tipo de regulamento mais comum em unidades de informação é o que
regula o uso do acervo e dos serviços.
Os projetos podem ser (...) parte de um programa geral, ou unidades
independentes que contemplam determinado aspecto na unidade de
informação.
São as menores unidades dentro do planejamento, são operativas e contêm
um conjunto de ações e atividades interrelacionadas e coordenadas para
alcançar objetivos específicos dentro do tempo e espaços determinados.
(ALMEIDA, 2005)
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