terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Literatura e História

A relação entre literatura e história pode ser entendida de duas ma-
A neiras. A primeira enfatiza o requisito de uma aproximação plenamen-
te histórica dos textos. Para semelhante perspectiva é necessário compreen-
der que nossa relação contemporânea com as obras e os gêneros não pode
ser considerada nem como invariante nem como universal. Devemos rom-
per com a atitude espontânea que supõe que todos os textos, todas as obras,
todos os gêneros, foram compostos, publicados, lidos e recebidos segundo
os critérios que caracterizam nossa própria relação com o escrito. Trata-se,
portanto, de identificar histórica e morfologicamente as diferentes moda-
lidades da inscrição e da transmissão dos discursos e, assim, de reconhecer
a pluralidade das operações e dos atores implicados tanto na produção e
publicação de qualquer texto, como nos efeitos produzidos pelas formas
materiais dos discursos sobre a construção de seu sentido. Trata-se também
de considerar o sentido dos textos como o resultado de uma negociação ou
transações entre a invenção literária e os discursos ou práticas do mundo
social que buscam, ao mesmo tempo, os materiais e matrizes da criação
estética e as condições de sua possível compreensão.
Mas há uma segunda maneira talvez mais inesperada de considerar a
relação entre literatura e história. Procede ao contrário, isto é, descobre em
alguns textos literários uma representação aguda e original dos próprios
mecanismos que regem a produção e transmissão do mistério estético.
Semelhantes textos que fazem da escritura, do livro e da leitura o objeto
mesmo da ficção, obrigam os historiadores a pensar de outra maneira as
categorias mais fundamentais que caracterizam a “instituição literária”. Leia o artigo completo

Fonte:

Roger Chartier
Topoi, Rio de Janeiro, nº 1, pp. 197-216

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