1919 – Guy Marion caracteriza em termos sugestivos o tipo de “material” com que os bibliotecários especializados lidam.
1922 – O curso de Biblioteconomia do Brasil é extinto.
1924 – O Instituto Internacional de Bibliografia é reorganizado e se constitui numa federação de organizações de documentação.
1925 – Otlet e Goldschmidt apresentam uma biblioteca portátil de microfibras.
1926 – Criada a Biblioteca Mário de Andrade (considerada a segunda maior biblioteca brasileira, depois da Biblioteca Nacional), sua criação foi resultante da absorção, por parte da antiga Biblioteca Pública Municipal, de diversos acervos particulares e da Biblioteca Pública do Estado. Ganhou o nome Mário de Andrade em 1960.
1929 – Surge um curso elementar de Biblioteconomia instalado no Mackenzie College (atual Instituto Presbiteriano Mackenzie), em São Paulo, com o objetivo de sanar necessidades práticas do exercício profissional dentro da instituição.
1930/1931 – Adelpha Rodrigues se ausenta do seu cargo de diretora da biblioteca do Mackenzie College para estudar biblioteconomia na School of Library of Columbia University (primeira escola na área fundada por Dewey). Por ter sido a única aluna vinda da América do Sul e a primeira brasileira a frequentar o curso, Adelpha tornou-se assim a primeira bibliotecária brasileira a ter uma formação superior para essa área.
1931 – O antigo Instituto passa a ser o Instituto Internacional de Documentação.
1933 – Reestabelecimento do curso de Biblioteconomia no Brasil.
1934 – Publicação do monumental Traité de documentation de autoria de Otlet (primeiro livro da área).
1935 – III Congresso Internacional (Copenhague) promovido pelo Instituto Internacional de Documentação.
1936 – Surge o primeiro curso regular de Biblioteconomia em São Paulo (e o segundo no Brasil).
1937 – Transformação do Instituto na Federation Internacionale de Documentation (FID) e a criação nos Estados Unidos do American Documentation Institute (ADI). Neste mesmo ano, é realizado o Congresso Mundial de Documentação Universal, em Paris.
1945 – Nos últimos anos da década de 40 o American Documentation Institute (ADI) vive uma fase de notória inatividade, devido a falta de financiamento. Isso levou os membros da Special Library Association (SLA) a suportarem o trabalho que competiria àquela entidade. No Brasil, inicia-se o primeiro curso de Biblioteconomia (criado quatro anos antes) na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário