1876 – Fundada a American Library Association (ALA).
1871 – J. Schwartz cria o sistema para tradução de nomes de autores em algarismos.
1876 – Melvil Dewey, classificação, EUA.
1879 – Controle de literatura periódica de medicina.
1880 – Tabela de Cutter (inicial do autor e 2 algarismos) e Tabela Cutter-Sanborn (inicial do autor e 3 algarismos).
1884 – Controle de literatura periódica de engenharia.
1891 – Inicia-se a publicação do Sommaire Périodique dês Revues de Droit por Otlet e outros e Charles Ami Cutter forma os números de chamada para bibliotecas com localização relativa dos documentos.
1892 – Otlet demonstra preocupação com a duplicidade em trabalhos no campo da Sociologia, salientando a preocupação pela qualidade das publicações e não somente pela quantidade.
1894 – O Sommaire Périodique des Revues de Droit transforma-se no Sommaire Méthodique dês Traiés de Revues de Droit.
1895 – Fundado o Instituto Internacional de Bibliografia por Otlet e La Fontaine, onde são lançados métodos primários para a catalogação. Cria-se também uma Federação Mundial da Documentação que é considerada o embrião da Federação Internacional de Documentação (FID). Ainda no mesmo ano é lançado o Repertório Bibliográfico Universal durante a Conferência Bibliográfica Universal, celebrada em Bruxelas.
1899 – Instruções prussianas.
1904 – Primeira edição completa da Classificação Decimal Universal (CDU), aprimorando a Classificação Decimal de Dewey (CDD).
1914 – Percepção dos trabalhos realizados pelo instituto criado por Otlet e La Fontaine, pois havia cerca de 11 milhões de fichas catalográficas já disponíveis.
1915 – Ethel Jonson, um membro ativo da associação especial de bibliotecas, afirma que a biblioteca especializada é um serviço de informação e a função da biblioteca pública é de tornar os livros disponíveis, diferente da biblioteca especializada que é a de expandir a informação. No Brasil, Manuel Bastos Tigres passa em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional, tornando-se o primeiro bibliotecário por concurso no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário