Por André de Jesus Oliveira
Registro do Conhecimento
Conforme Benedito Nunes, o fazer filosófico, designa sob o gênero comum da atividade habitual do “fazer “ trabalhos ou seja da simplicidade de escrever ou como “ fazer” um Banco de Madeira, para fabricá-lo é preciso de madeira talhada, martelo e pregos. Haja visto que entre livros , canetas, e papeis, talvez isso bastaria para filosofar . No entanto na História da Grécia Antiga a figura do filósofo, atraem olhares para a produção de algo, que no primeiro momento seria antes a atividade de ver como espetáculos, forma bastante comum para época por meio de conceitos gerais informavam o povo dos acontecimentos e instruía-os sobre os desuses e seus mitos.
A oralidade perdurou por muito tempo, essa linguagem incorpora o exercício do pensamento ou seja o debate ( argumento contra argumento) explorado pelo filósofo Platão, para ele o debate se apoia sobre a organização das ideias, chamado de dialogo, neste dois termos a tensão resultou o confronto entre dialogo, debate e o argumento onde em uma visão sensível, conceberia o intelectual, com isto ele reproduziu numa forma escrita o dialogo, a oralidade é transposta para a escrita o pensamento como um todo, torna-se imortal podendo ser recuperada sempre que for preciso e logo o fazer filosófico se concretiza na obra como texto.
Registro do Conhecimento
Conforme Benedito Nunes, o fazer filosófico, designa sob o gênero comum da atividade habitual do “fazer “ trabalhos ou seja da simplicidade de escrever ou como “ fazer” um Banco de Madeira, para fabricá-lo é preciso de madeira talhada, martelo e pregos. Haja visto que entre livros , canetas, e papeis, talvez isso bastaria para filosofar . No entanto na História da Grécia Antiga a figura do filósofo, atraem olhares para a produção de algo, que no primeiro momento seria antes a atividade de ver como espetáculos, forma bastante comum para época por meio de conceitos gerais informavam o povo dos acontecimentos e instruía-os sobre os desuses e seus mitos.
A oralidade perdurou por muito tempo, essa linguagem incorpora o exercício do pensamento ou seja o debate ( argumento contra argumento) explorado pelo filósofo Platão, para ele o debate se apoia sobre a organização das ideias, chamado de dialogo, neste dois termos a tensão resultou o confronto entre dialogo, debate e o argumento onde em uma visão sensível, conceberia o intelectual, com isto ele reproduziu numa forma escrita o dialogo, a oralidade é transposta para a escrita o pensamento como um todo, torna-se imortal podendo ser recuperada sempre que for preciso e logo o fazer filosófico se concretiza na obra como texto.
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