segunda-feira, 14 de maio de 2012

SISTEMA MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS


Em 1926, a partir da liberação do acesso ao público da Biblioteca da Câmara Municipal um ano antes, instalou-se na Rua 7 de Abril, n. 37 a Primeira Biblioteca Pública de São Paulo.

Sob a inspiração de Paulo Duarte e comando de Mario de Andrade elaborou-se um projeto para estruturar as atividades culturais na cidade através da criação de um Departamento de Cultura. Pelo ato n. 861 de 30 de maio de 1935 consolidou-se a idéia viabilizada pelo grupo de intelectuais de que faziam parte também Antonio Alcântara Machado e Sergio Milliet, entre outros.

A partir de 1936, Rubens Borba de Moraes assumiu a Divisão de Bibliotecas do Departamento. Neste mesmo ano inaugurou-se a Primeira Biblioteca Infantil sob a direção de Lenyra Fraccaroli. Em 1955 passou a denominar-se MONTEIRO LOBATO.

Em 1942, o Prefeito Prestes Maia entregou à população o prédio da Biblioteca Pública Municipal, que em 1960 recebeu o nome de MARIO DE ANDRADE.
Nas Décadas de 1950/60 formou-se a rede de bibliotecas de bairro, com ênfase em acervos voltados para o público infanto-juvenil. Essa expansão incorporou ao município dezenas de novas bibliotecas existentes até hoje.

Nos anos 70 estruturou-se a Secretaria Municipal de Cultura e criaram-se os Departamentos de Bibliotecas Públicas e Infanto-Juvenis.

Na década de 1980 foi inaugurado o Centro Cultural São Paulo que mantém expressivos acervos da cidade e um conjunto de Bibliotecas.

Em 2003 foram criados os Centros Educacionais Unificados com Bibliotecas que atendem o público em geral.

Em 2005, instituiu-se o Sistema Municipal de Bibliotecas que visa integrar todas as bibliotecas públicas municipais para melhor desenvolverem suas políticas, seus serviços e sua estrutura informacional.

Fonte:

Secretaria Municipal de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...