A USP (Universidade de São Paulo) foi listada novamente como uma das melhores universidades do mundo. Dessa vez, a análise foi feita pela revista Foreign Policy, que levantou nove escolas de destaque fora dos Estados Unidos.
De acordo com a publicação, a universidade detém 45% de todas as pesquisas publicadas no Brasil. Outro destaque da revista é o fato de a USP acolher quatro hospitais e quatro museus.
Além da universidade paulista, figuram na lista a Universidade de Hong Kong, a de Melbourne, na Austrália, a de Cape Town, na África do Sul, a de Tóquio, no Japão, a de Barcelona, na Espanha, além do Zurich Swiss Federal Institute of Technology, na Suíça, a Co-op at Universtiy of British Columbia, no Canadá, e o Cardiff School of Art and Design, no Reino Unido.
USP
No ano passado, a USP apareceu bem classificada em alguns rankings e listas de publicações e instituições internacionais.
Em agosto de 2011, por exemplo, a universidade foi a mais bem colocada entre todas da América Latina, ficando em 102º lugar no ranking das 500 melhores universidades do mundo, elaborado pela Universidade de Jiao Tong de Xangai, na China.
Um mês depois, a Universidade apareceu na 169ª posição, segundo a lista do QS World University Rankings, subindo 84 posições em um ano no ranking.
USP entra em lista chinesa das 150 melhores universidades do mundo
A Universidade de Jiao Tong de Xangai, na China, divulgou um ranking com as 500 melhores universidades do mundo e a USP (Universidade de São Paulo) foi a melhor colocada entre todas as universidades da América Latina.
A USP ficou em 102° lugar, seguida, na América Latina, pela Universidade Nacional Autônoma do México e pela Universidade de Buenos Aires, ambas em 151° lugar. Em relação às demais instituições brasileiras, a lista com 500 nomes ainda selecionou a Unicamp, alocando-a na 201° posição.
O ranking
O Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU, na sigla em inglês), elaborado pela instituição chinesa, usa seis indicadores para fazer a classificação. Seu método de avaliação observa, entre outros, o número de professores e alunos que receberam prêmios Nobel e outros prêmios em ciências e economia, menções a seus pesquisadores e artigos publicados em jornais científicos.
No total, mais de 1.000 universidades são atualmente avaliadas, mas apenas as 500 melhores classificadas possuem o nome divulgado na internet. Ainda, não são levados em conta na pesquisa a área de humanas.
Estados Unidos lidera
Entre as 10 universidades que foram melhores colocadas, 8 são dos Estados Unidos e as outras duas da Inglaterra. O primeiro lugar foi de Harvard, seguida pela Stanford (2°), MIT (Massachusetts Institute of Technology) (3°), Universidade da Califórnia (4°) e na quinta posição a britânica Universidade de Cambridge.
De acordo com as estatísticas da pesquisa, é possível notar que entre as 100 melhores universidades, 52,5% são dos Estados Unidos. Na sequência, observa-se que 9,9% são inglesas, 5,9% alemãs, 5% japonesas, 4% australianas, 4% canadenses e 4% suíças.
Fonte:
Administradores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
VOCÊ SABIA?
VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...

-
000 – Generalidades 001 – Conhecimento / Teoria 001.4 – Métodos de estudo / Metodologia / Pesquisa 001.42 – Pesquisa científica 001.9...
-
Hipóteses: As hipóteses são respostas provisórias à questão central ou ao problema da pesquisa. E é por isso que se diz que elas funcionam...
-
Fontes primárias, secundárias e terciárias Fontes de informação são geralmente classificadas como fontes primárias, secundárias e terciár...
Nenhum comentário:
Postar um comentário