Ao lado da religião cívica grega, cultos foram instituídos no núcleo da sociedadegrega. Este cultos funcionavam de forma paralela e, por vezes, contrária à religião estabelecida.Estas manifestações religiosas como Eleusis, os cultos à Dionísio e, posteriormente, os cultosórficos, propuseram visões do sagrado estranhas a religião oficial. Desta forma, estasfreqüentemente afirmavam uma visão de mundo divergentes daquelas que formavam e, dealgum modo, mantinham a unidade no modo de pensar o papel dos cidadãos na cidade. A partirde alguns elementos principais das relações entre a religião cívica e o estado-cidade, estetrabalho pretende levantar questões sobre o tipo de relação que a religião órfica-dionisíacamantinha na cidade. A partir destas questões, este estudo também visa pensar as conseqüenciasmais visíveis desta relação com a estrutura da cidade grega. Uma vez que estes cultos demistério eram baseados na idéia da alma sobrevivendo após a morte do corpo, surge um novoideal para o homem grego: a saúde em estar morto como um objetivo maior em vida. Ao proporeste tipo de relação para os cidadãos, estes cultos se tornaram um elemento desagregador eheterogêneo e, portanto, não benéfica para a estrutura da cidade. Seguindo esta linha, esteartigo propõe olhar para a religião misteriosa como uma religião do saudável além da vida e alémda cidade. Texto Completo: PDF
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