sexta-feira, 25 de maio de 2012

Revista do Mestrado de História



Criada em 1998, a Revista do Mestrado de História (ReMeH) da Universidade Severino Sombra busca consolidar um canal de diálogo constante entre seu Programa de Pós-Graduação em História Social, a comunidade acadêmica e a sociedade civil.
De periodicidade anual de 1998 até 2007, foi a partir do ano de 2008 que ela se tornou uma revista semestral e desde então busca contribuir como veiculo de divulgação científica e campo de debate no campo da investigação histórica, estimulando o diálogo através da interdisciplinaridade; ratificando seu compromisso e solidez com o campo da historiografia brasileira. Idealizada pelos mesmos professores precursores do único Mestrado de História da Região Centro-Sul Fluminense naquele período, a ReMeH sempre produziu desde seu primeiro número em 1998 edições de qualidade com a participação de pesquisadores de larga experiência no campo da investigação histórica. Ainda assim, cabe frisar que os trabalhos apresentados em nossas edições não se restringem unicamente à produção de historiadores. Afinal, a ReMeH tem como diretriz fundamental atender à pluralidade existente no campo das ciências humanas que contribua para a reflexão sobre o passado e suas formas de representação.
Neste sentido, não somente historiadores como demais pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento são encorajados a participarem de forma que nosso compromisso com a interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade seja mantido. A revista está direcionada para o público acadêmico, mas não se restringe unicamente a ele por compreender seu papel na divulgação do conhecimento e no espaço público da sociedade civil organizada. A partir do ano de 2011 a Revista do Mestrado de História passa a adotar o formato eletrônico, buscando maior dinamismo e capilaridade no crescente campo acadêmico. Incentivamos a todos que conheçam nossa publicação, e participem. Os autores de artigos que queiram participar da ReMeHdevem já possuir título de mestre, no mínimo, e apresentar artigos inéditos que possam contribuir para o espessamento tanto vertical como horizontal do conhecimento histórico nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...