AO TÉRMINO da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, foram assinados os mais importantes acordos ambientais globais da história da humanidade: as Convenções do Clima e da Biodiversidade, a Agenda 21, a Declaração do Rio para Meio Ambiente e Desenvolvimento, e a Declaração de Princípios para Florestas.
Apesar de tais compromissos assumidos, dúvidas são expressas quanto ao efetivo controle dos impactos ambientais, à diminuição da pobreza no mundo, e ao uso sustentável dos recursos naturais. Em março de 1997, o mesmo Rio de Janeiro estará sediando outra importante conferência, a Rio+5, organizada pela sociedade civil para avaliar os resultados de cinco anos de esforços no sentido de implementar os acordos da Rio-92.
Por solicitação do presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, que também preside o Conselho Nacional da Rio+5, a Academia Brasileira de Ciências e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo organizaram um workshop com a finalidade de produzir um documento abrangente, contendo posições de cientistas e profissionais brasileiros em relação às várias temáticas que deverão ser abordadas na Conferência.
Para tanto, reuniram-se no município de Embu-sp entre 19 e 21 de janeiro de 1997, cerca de 40 acadêmicos e pesquisadores nacionais, especialistas em diversas áreas, incluindo integrantes da área governamental e representantes de organizações civis (ONGs). Para a ocasião foram preparados nove documentos básicos, cujos autores tiveram a oportunidade de expor e discutir suas posições com os demais participantes ao evento. Este texto é o resultado das mencionadas interações e inclui, além de documentos básicos atualizados como resultado das discussões, colaborações complementares, oferecidas espontaneamente pela maioria dos participantes.
Este texto introdutório contém um resumo-síntese das principais ações brasileiras efetuadas nos cinco anos posteriores à Rio-92, com base nas exposições e discussões ocorridas no workshop do Embu. Deve ser esclarecido, porém, que esta síntese retrata a visão particular de seus autores a respeito do assunto, sendo a escolha das matérias nela incluídas de sua inteira responsabilidade, visto que os temas tratados durante o evento foram múltiplos e complexos. Para uma visão completa dos temas, e das opiniões dos diversos autores, nem sempre convergentes, sugerimos a leitura completa dos seus diversos tópicos, bem como de documentos complementares. Leia o artigo completo
Nenhum comentário:
Postar um comentário