O NAP Escola do Futuro/USP inaugurou suas atividades em 1989, sob a coordenação científica do Prof. Titular Fredric M. Litto, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Sua primeira condição foi como laboratório departamental com a denominação “Laboratório de Tecnologias de Comunicação” do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes. A partir de janeiro de 1993 instituiu-se como um Núcleo de Apoio à Pesquisa, subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade e passando a intitular-se Núcleo das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação “Escola do Futuro/USP” (NAP EF/USP). Produção Científica Neste espaço encontram-se disponibilizados, em diferentes mídias, a Produção Bibliográfica do NAP Escola do Futuro/USP. Encontram-se no menu ao lado as seguintes opções: Artigos de Periódicos, Livros, Capítulos de Livros, Anais de Congressos, Teses e outras publicações.
Através das suas pesquisas e projetos almejava , em seus primórdios, explorar e implementar propostas inovadoras e eficazes que, utilizando recursos como a Internet e a multimídia, contribuíssem decisivamente para a maximização das possibilidades do ensinar e do aprender. Para tanto, a atuação da Escola do Futuro/USP pautava-se em princípios como:
Através das suas pesquisas e projetos almejava , em seus primórdios, explorar e implementar propostas inovadoras e eficazes que, utilizando recursos como a Internet e a multimídia, contribuíssem decisivamente para a maximização das possibilidades do ensinar e do aprender. Para tanto, a atuação da Escola do Futuro/USP pautava-se em princípios como:
- o compromisso com a pesquisa;
- a discussão e avaliação de diferentes estratégias educacionais mediadas e midiatizadas pelas TIC (tecnologias de informação e comunicação);
- a compatibilização da pesquisa acadêmica com a prática da sala de aula através da disseminação de suas descobertas e metodologias pelo intercâmbio de idéias e experiências entre educadores e instituições acadêmicas nacionais e internacionais, com a realização de cursos, seminários, oficinas e outros eventos;
- a formação de novas gerações de educadores que vejam na interface entre educação e comunicação um campo fértil para sua criatividade, discernimento e constante aperfeiçoamento;
- o desenvolvimento de um modelo de parceria entre a universidade, a sociedade e diferentes agências e esferas de governo, todos comprometidos com o aperfeiçoamento da Educação no Brasil.
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