segunda-feira, 26 de agosto de 2013

História da Grupo Abril


 Evolução do logotipo
» Edição online comemorativa dos 50 anos.



Missão

A Abril está empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país. (maio 1980)

O objetivo básico da Abril é continuar a desenvolver a maior empresa editorial
brasileira, mantendo-a lucrativa, inovativa, integrada e diversificada, criando,
fabricando e comercializando publicações da melhor qualidade editorial
e gráfica para o maior número possível de indivíduos e entidades em todo
o Brasil e – secundariamente – demais países de língua portuguesa.
A Abril está empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura
e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de
vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições
democráticas do país.
A Abril está empenhada em criar e manter um ambiente de trabalho no qual
cada funcionário seja encorajado e motivado a utilizar o seu pleno potencial,
encontre a mais alta satisfação pessoal na execução de seu trabalho e seja
reconhecido, recompensado e promovido na proporção de sua contribuição
para o desempenho, lucratividade e crescimento da empresa.
A Abril está empenhada em remunerar seus acionistas com um justo
retorno sobre os investimentos, na forma de dividendos e aumento
do patrimônio líquido.

VALORES
Excelência, integridade, pioneirismo e valorização das pessoas.
PRINCÍPIOS
Competitividade, foco no cliente, rentabilidade e trabalho em equipe.
VISÃO
Ser a companhia líder em multimídia integrada, atendendo aos segmentos mais rentáveis e de maior crescimento dos mercados de comunicação e educação.


GOVERNANÇA CORPORATIVA

  A Abrilpar, holding da família Civita, controla a Abril S.A. e detém o controle do capital da Abril Educação S.A, além de uma série de outros empreendimentos. A Abril S.A. tem um Conselho de Administração formado pelos membros da família Civita e do grupo de mídia sul-africano Naspers. O Presidente da Abril S.A. se reporta a esse conselho e dirige os negócios de Mídia, Gráfica e Distribuição do Grupo. A Abril Educação, no início de 2010, passou a atuar separadamente da Abril S.A. por meio de uma reorganização societária. É uma empresa de capital aberto dirigida por um Conselho de Administração, um presidente executivo e quatro diretorias que o apoiam na gestão das Editoras, Sistemas de Ensino, Colégios, Cursos Preparatórios e Ensino de Idiomas. A Fundação Victor Civita tem um Conselho Curador formado por sócios da família Civita e outros membros independentes, além de uma diretoria executiva que coordena todas as suas atividades.

 Sustentabilidade na Abril

Ao longo de toda a sua trajetória, o Grupo Abril vem contribuindo para a ampliação do
conhecimento da sociedade sobre desenvolvimento sustentável em todos os níveis –
ambiental, econômico e social. Uma história marcada pela determinação da defesa pela
liberdade de expressão e o direito à informação.
No campo da responsabilidade corporativa, o primeiro grande passo foi a criação da
Fundação Victor Civita, em 1985, com a missão de contribuir para a melhoria da
educação básica no país. Nos anos seguintes, o Grupo passou a incentivar e desenvolver
diversas iniciativas focadas na promoção da educação, da saúde, da cultura e na
preservação do meio ambiente. Entre elas, o Prêmio Claudia, o Guia Exame de
Sustentabilidade, o Teatro Abril, o Prêmio Planeta Casa, Educar para Crescer, entre
outras tantas. E mais recentemente a Praça Victor Civita, uma área onde funcionou um
antigo lixão, transformada num instigante espaço de cultura, lazer e informação, aberta
à sociedade.  No editorial, a Abril colocou a sustentabilidade em debate em suas revistas ao lançar,
em 2007, o Planeta Sustentável. Com esse projeto, foi possível apresentar diferentes
pontos de vista, mostrar os fatos que circundam o tema e oferecer informação para o
leitor formar a sua opinião. Assim, trabalhamos pelo efeito multiplicador das boas
idéias. A ação deu certo e percebemos o impacto positivo na própria Abril. Desde o final de
2007 estamos desenvolvendo a estratégia da Abril em sustentabilidade na gestão dos
seus negócios. Atualmente temos várias áreas do Grupo envolvidas neste processo:
Logística e Distribuição, a Gráfica e Administração e Suprimentos que formam uma
cadeia. Além destas, temos: Marketing de Relacionamento e Eventos, TI e Abril
Educação, com a perspectiva de novas áreas entrantes. Estamos também envolvidos na
construção da ferramenta do GHG Protocol no Brasil – Greenhouse Gas Protocol, onde
nos comprometemos a mapear e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa do Grupo. A Abril é a primeira empresa brasileira de comunicação a subscrever esse
protocolo. Todas estas estratégias estão sendo desenvolvidas pelas áreas, numa metodologia que
chamamos de “Construção Coletiva”. Uma forma de construirmos soluções a partir da
promoção do diálogo permanente entre as pessoas, levando em consideração seus
conhecimentos e as questões sociais, ambientais e econômicas, juntas.

Publicação: 2009
Atualização: outubro de 2011



Fundado em 1950 por Victor Civita como Editora Abril, o Grupo Abril é hoje um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação e educação da América Latina. Ao longo de sua história, expandiu e diversificou suas operações, e hoje fornece conteúdo de qualidade em multiplataformas.

A Editora começou com a publicação O Pato Donald num pequeno escritório no centro de São Paulo. Ao todo, tinha meia dúzia de funcionários. Victor Civita chamou a empresa de Abril porque na Europa nesse mês se inicia a primavera. A árvore é a representação da fertilidade, a própria imagem da vida. O verde é a cor da esperança e do otimismo.

No fim da década de 1950, a Abril começou sua grande transformação. Nos anos seguintes, atrairia os profissionais mais talentosos do país e investiria em treinamento e tecnologia, inaugurando uma cultura jornalística brasileira em texto, fotografia, edição e produção.

Em 1960, num empreendimento inovador e ousado, Victor Civita resolveu publicar obras de referência em fascículos, foi um fenômeno editorial. O conhecimento antes restrito às bibliotecas e livrarias chegava às bancas. Em 2007, a Abril retorna a esse segmento editorial com o lançamento da coleção A Grande Cozinha.

Em 1961, o crescimento da família Disney e o lançamento de Zé Carioca estimularam  a produção de quadrinhos nacionais. Recreio, lançada em 1969, levou mais adiante a proposta de educar divertindo, com suas histórias e atividades. Circulou por 12 anos e em 2000 foi relançada com uma proposta editorial atualizada.

A Abril esteve presente nas principais transformações da sociedade brasileira. O crescimento do turismo e da indústria automobilística, por exemplo, fez nascer Quatro Rodas, Guias Quatro Rodas e Viagem e Turismo. Futebol, sexo e comportamento masculino ganharam revistas sobre o assunto com Placar, Playboy, Vip e Men's Health. E Veja, hoje a maior revista do país e a terceira maior revista semanal de informação do mundo, foi responsável por algumas das melhores reportagens publicadas na imprensa nacional.

A Abril também acompanhou de perto a mulher brasileira nas últimas cinco décadas com o lançamento de revistas femininas. Capricho começou com fotonovelas e, em 1981, foi reformulada para falar com as adolescentes. Manequim, a primeira revista de moda da Abril, hoje é uma das mais vendidas no Brasil. Claudia, que nasceu em 1961, focava inicialmente a dona de casa. Ao longo dos anos, para manter acompanhar a evolução da mulher, recebeu sucessivas adaptações e tratou de temas polêmicos e atuais. Nas décadas seguintes, surgiriam inúmeros títulos, entre eles Nova, Elle, Estilo, Gloss e, recentemente, Women's Health.

Para continuar na liderança, a Abril diversificou sua atuação. Investiu em televisão e internet. Colocou no ar a TVA, a TV digital, a internet em banda larga, o Voip e a MTV, com programação de qualidade dirigida ao jovem. Na internet, a primeira iniciativa foi com o BOL, Brasil Online, lançado em 1996 e logo incorporado ao UOL. Em 1999 foi lançado o Ajato, provedor de internet em banda larga. Hoje, a Unidade de Novos Negócios Digitais é responsável por entender e atender aos desejos dos consumidores digitais, desenvolvendo produtos, conteúdos e serviços nas plataformas e nos formatos que supram às expectativas destes novos públicos.

A educação, cada vez mais importante na era do conhecimento, é também uma das áreas de negócio da Abril. Criada em 2007 como um braço do Grupo Abril, a Abril Educação passou a atuar separadamente da Abril S.A. no início de 2010, por meio de uma reorganização societária. Ela reúne as editoras Ática e Scipione; os sistemas de ensino Anglo, Ser, Maxi e GEO; a AlfaCon (focada na preparação para concursos públicos); o Curso e o Colégio pH; o Grupo ETB (Escolas Técnicas do Brasil) e as escolas de inglês Red Balloon e Wise Up.

A Abril continua em plena transformação e, com o habitual pioneirismo, anunciou a sociedade com o grupo de mídia sul-africano Naspers, em maio de 2006, que passou a deter 30% do capital da Abril SA, incluindo a compra dos 13,8% que pertenciam aos fundos de investimento administrados pela Capital International, desde julho de 2004.

Hoje a Abril publica 53 títulos, que chegam a aproximadamente 30 milhões de leitores. A Gráfica utiliza processos digitais e imprime cerca de 570 milhões de revistas por ano. O Grupo tem investido cada vez mais nas mídias digitais. Um dos principais destaques em internet é a marca Capricho, que desenvolveu conteúdo exclusivo para a rede e é, hoje, segundo a Comscore – empresa de pesquisa de mercado que fornece dados de marketing e serviços – o maior site teen do mundo, com 8,9 milhões de unique visitors e 222 milhões de page views entre agosto de 2011 e 2012.

» Clique aqui para ver o Vídeo Institucional do Grupo Abril
» Clique aqui para ver o Código de Conduta Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...