AUTOMATIZAR:
Prover de máquinas para agilização de produção, serviços, etc. (HOUAISS, 2012, p. 83).
AUTOMAÇÃO:
Substituição do trabalho humano por máquinas;
Processo de transformação de trabalho manual em ferramenta para melhorar e agilizar os serviços de atendimento ao Cliente, organizar materiais, controlar entrada e saída de materiais etc.
Histórico da automação de bibliotecas
Até a década de 1980, o bibliotecário tinha muitas dificuldades de especificar sistemas e se comunicar com os profissionais de T.I.;
“Os resultados nem sempre foram os melhores. Os sistemas assim desenvolvidos eram fechados, eram específicos de um equipamento, geralmente não atendiam aos padrões vigentes na área, tinham características artesanais. Posteriormente, estes sistemas acarretavam altos custos de conversão ou migração para outros mais modernos” (MARCONDES, p. ?, 1997).
Eram utilizados grandes computadores, em meados da década de 1960, na automação de bibliotecas;
Na década de 1980 foram desenvolvidos os primeiros aplicativos para o gerenciamento de bibliotecas, garantindo ao bibliotecário maior agilidade no tratamento e gerenciamento da informação e algum domínio da tecnologia. Neste período, a tecnologia torna-se mais amigável também para o usuário;
Até a década de 1980: falta de hardwares e softwares destinados à automação de bibliotecas no mercado brasileiro;
Falta de profissional especializado no assunto, nas área de T.I. e Biblioteconomia;
Algumas empresas solicitavam aos profissionais de informática que desenvolvessem sistema para automação, porém estes não conheciam as especificidades de um sistema bibliográfico;
Na década de 1980 começaram os primeiros processos de automação de bibliotecas no Brasil;
A partir de 1993, há uma disponibilidade de recursos avançados para a informatização de bibliotecas, pois máquinas e softwares de última geração chegam por aqui devido às facilidades com as mudanças da política de informática no país e abertura do mercado aos produtos importados;
“A modernização das bibliotecas está diretamente ligada à automação de rotinas e serviços, com o intuito de implantar uma infraestrutura de comunicação para agilizar e ampliar o acesso à informação pelo usuário, tornando-se necessária uma ampla visão da tecnologia da informação e sua aplicação nas organizações”. (CÔRTE, p.13, 2000).
Os custos de um processo de automação envolvem: hardware, software, tratamento técnico e registro dos dados bibliográficos e recursos humanos especializados.
"Não adianta um sistema de bibliotecas de
última geração que não tenha dentro si o acervo da biblioteca tratado e registrado”. (MARCONDES, 1997).
“É cada vez mais comum que o sistema de uma biblioteca tenha interfaces com outros sistemas e redes especializadas. Um requisito importante diz respeito ao formato ou elenco de campos utilizados para o registro de informações, que deve ser amplo e conter todos os campos que interessam a todas as redes e sistemas dos quais as bibliotecas fazem parte; mas deve incluir também a capacidade do sistema de converter/formatar as informações da sua base de dados, de modo a alimentar automaticamente outros sistemas e redes, evitando a redigitação dos dados”. (MARCONDES, p. ?, 1997)
“...os avanços tecnológicos associados às exigências atuais dos usuários direcionam para a seleção e aquisição de software e hardware com características funcionalmente mais diversificadas, privilegiando a interligação das funções de uma biblioteca, numa linguagem que permita a integração usuário/máquina”. (CORTÊ, p. 241, 1999).
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