sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Conceito de Cultura

Origem (Antiguidade):

“Vinda do verbo latino colere, que significa cultivar, criar, tomar conta e
cuidar, cultura significava o cuidado do homem com a natureza. Donde:
agricultura. Significava também, cuidado dos homens com deuses.
Donde: culto. Signficava ainda o cuidado com a alma e o corpo das
crianças, com sua educação e sua formação. Donde puericultura.”

“a cultura era o cultivo ou a educação do espírito das crianças para
tornarem-se membros excelentes ou virtuosos da sociedade pelo
aperfeiçoamento e pelo refinamento de suas qualidades naturais
(caráter, índole, temperamento). A cultura, era assim, a intervenção
deliberada e voluntária dos homens sobre a natureza de alguém para
torná-la conforme os valores de sua sociedade.”
(CHAUI, 2006)

“Dessa perspectiva, a cultura era moral (o sistema de mores ou de
costumes de uma sociedade), a ética (a forma correta de conduta de
alguém graças à modelagem de seu ethos natural pela educação) e
política (o conjunto de instituições humanas relativas ao poder e
arbitragem de conflitos pela lei)”

“Em seu sentido antigo, a cultura era o aprimoramento da natureza
humana por meio da educação entendida em seu sentido amplo, isto é,
como formação das crianças pela sua iniciação à vida da coletividade
por meio do aprendizado de música, dança, ginástica, arte da guerra,
gramática, poesia, oratória, lógica, história, filosofia etc.”
 (CHAUI, 2006)

“Culta era a pessoa moralmente virtuosa, politicamente consciente e 
participante, intelectualmente desenvolvida pelo conhecimento das 
ciências, das artes e da filosofia, de sorte que a divisão social das classes 
era sobredeterminada pela distinção entre cultos (os senhores) e 
incultos (escravos, servos e homens livres pobres), e a distinção entre os 
povos se fazim pela designação do outro como bárbaro.” 
 (CHAUI, 2006)

Século XVIII 
 
“A partir do século XVIII, cultura, porém ganha um novo sentido, 
passando a significar os resultados daquela formação ou educação dos 
seres humanos, de seu trabalho e de sua sociabilidade, resultados 
expressos em obras, feitos, ações e instituições: as artes, as ciências, a 
filosofia, os ofícios, a religião e o Estado. 
 
“Na medida em que o pensamento da Ilustração conserva a ideia antiga 
de que a cultura é advento do estado social e da vida política, isto é, da 
vita civile, cultura torna-se sinônimo de civilização, como expressão dos 
costumes e das instituições enquanto efeitos da formação e da 
educação dos indivíduos, do trabalho e da sociabilidade.” 
(CHAUI, 2006) 

Antropologia (séc. XIX) 
 
“ A cultura é um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, 
moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos 
adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.” 
(TYLOR, Edward apud LARAIA, 1986)

Cultura e história (século XX) 
 
"Cultura é uma concepção de mundo e de vida, coerente, unitária e de 
difusão nacional; é uma religião laica. Uma filosofia que se tornou 
cultura gerou um modo de viver, uma conduta civil e individual“ 
(GRAMSCI, 1999) 

“Cultura é todo um conjunto de práticas e expectativas, sobre a 
totalidade da vida: nossos sentidos e distribuição de energia, nossa 
percepção de nós mesmos e nosso mundo. É um sistema vivido de 
significados e valores – constitutivo e constituidor – que, ao serem 
experimentados como práticas, parecem confirmar-se 
reciprocamente.” 
(WILLIANS,1979)

“A cultura pode ser considerada atualmente com um conjuntos de 
práticas distintivas, espirituais e materiais, intelectuais e afetivas que 
caracterizam uma sociedade ou um grupo social. Engloba além das artes 
e das letras, os modos de vida, os direitos fundamentais do ser humano, 
os sistemas de valores, as tradições e as crenças para que a cultura dê ao 
homem a capacidade de refletir sobre si mesmo. É por meio da cultura 
que distinguimos valores e fazemos opções. É pela cultura que o homem 
se expressa, toma consciência de si mesmo, se reconhece como um 
projeto inacabado, pondo em questão suas realizações, buscando 
incansavelmente novas significaçoes, e cria obras que o transcede.” 
(UNESCO,2014)

Cultura e Ministário da Cultura 
(Plano Nacional de Cultura, 2008) 
 
“Adotando uma abordagem antropológica abrangente, [o Plano 
Nacional de Cultura] retoma o sentido original da palavra cultura e se 
propõe a “cultivar” as infinitas possibilidades de criação simbólica 
expressas em modos de vida, motivações, crenças religiosas, valores, 
práticas, rituais e identidades. Para desfazer relações assimétricas e 
tecer uma complexa rede que estimule a diversidade, O Plano Nacional 
de Cultura prevê a presença do poder público nos diferentes ambientes 
e dimensões em que a cultura brasileira se manifesta. As políticas 
culturais devem reconhecer e valorizar esse capital simbólico, por meio 
do fomento à sua expressão múltipla, gerando qualidade de vida, 
autoestima e laços de identidade entre os brasileiros.” 
(MinC, 2008)

Bibliografia 
 CHAUI, Marilena. Direito à memória. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 
2006. 
 
 GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização 
Brasileira, 1999. 
 
 LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Zahar. Rio de 
Janeiro, 1986. 
 
 UNESCO. Líneas generales. Disponível em: 
http://www.unesco.org/new/es/mexico/work-areas/culture/. Acesso em: 
02 fv. 2014. [tradução livre do original em espanhol]. 
 
 WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. 



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