quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Thesaurus



Thesaurus Brasileiro da Educação (Brased) é um vocabulário controlado que reúne termos e conceitos, extraídos de documentos analisados no Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), relacionados entre si a partir de uma estrutura conceitual da área. Estes termos, chamados descritores, são destinados à indexação e à recuperação de informações.

Thesaurus é uma palavra latina que significa "tesouro" e foi empregada, a partir de 1500, para indicar um acervo ordenado de informações e conhecimentos. Uma das primeiras obras a incluir esta expressão no seu título foi o Thesaurus linguae romanae et britannicae, publicada em 1565, de autoria de Cooper. Em 1852 foi publicado o Thesaurus of English Words and Phrases, de Roget. (Fonte: Cavalcanti, Cordelia R. Indexação & tesauro metodologia & técnicas. Brasília, ABDF, 1978).


O que é o Thesaurus?

O thesaurus é um instrumento que reúne termos escolhidos a partir de uma estrutura conceitual previamente estabelecida e destinados à indexação e à recuperação de documentos e informações num determinado campo do saber. Não é simplesmente um dicionário, mas um instrumento que garante aos documentalistas e aos pesquisadores o processamento e a busca destas informações.
As principais características que diferenciam um thesaurus de um simples vocabulário controlado são:
No thesaurus cada termo corresponde a um conceito. Uma vez aceito, esse termo torna-se um "descritor" ou um "indexador". Caso o termo não seja aceito como "descritor", ele pode ser aceito como "remissivo", isto é, remete para um termo autorizado (descritor).
Todos os termos estão relacionados entre si. Nenhum termo pode figurar no thesaurus sem estar relacionado a algum outro, sendo essa relação determinada pelo seu significado.
A conceituação dos termos e as relações entre eles são definidas pelo sistema ontológico da área e pelo estudo de cada termo.
Além da sua capacidade de organização, o thesaurus também tem um valor didático, porque utiliza conceitos específicos da área do conhecimento que contempla e permite, por meio das relações entre os termos, a melhor compreensão da área.
Thesaurus Brased

O Thesaurus Brasileiro da Educação (thesaurus Brased) começou a ser desenvolvido em 1980, sob a coordenação do professor Gaetano Lo Monaco. Foi criado para facilitar a pesquisa em educação. É um thesaurus pioneiro desta área no Brasil. O diferencial do Brased em relação a outros vocabulários controlados de educação do país é que os termos são selecionados e estruturados dentro de uma matriz conceitual, elaborada a partir de uma análise crítica da realidade educacional e de seu contexto.
A base conceitual na qual o Thesaurus Brased foi desenvolvido considera a educação em seu contexto global e interdisciplinar, o que permite ao estudioso analisá-la e compreendê-la em profundidade.
Histórico do Thesaurus Brased
A origem do thesaurus Brased é marcada por quatro datas principais:

1980 Inicia-se, em serviço, a listagem dos termos coletados durante a análise de documentos e na consulta a outras fontes, entre as quais o Thesaurus Eudised e o Thesaurus da Educação da Unesco;
1989 É elaborada a primeira versão experimental do Thesaurus Brased , para uso interno;
1997 Inicia-se, com a participação dos analistas do Cibec, a elaboração da segunda versão do Thesaurus;
2001

É lançada no sítio do Inep a segunda versão do Thesaurus.

Matriz Conceitual


Todos os termos do Thesaurus são selecionados e estruturados a partir de uma Matriz Conceitual da área. Para conceber o Thesaurus Brased partiu-se do princípio de que a educação é o processo pelo qual o ser humano (indivíduo e coletividade) desenvolve seu intelecto, suas potencialidades, sua cultura, satisfaz suas necessidades e se torna agente de sua história interagindo constantemente com o meio. A matriz conceitual do Thesaurus Brased, portanto, coloca o homem no centro do sistema educacional (ver gráfico abaixo).


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA? A logo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan, correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto, sendo tam...